10/04/2019

10º Semad discute normas e melhorias para a gestão dos Conselhos de Enfermagem

Encontro vai discutir novas condutas e normas administrativas que estão em vigor no país

Teve início na tarde desta terça-feira (9), a 10ª edição do Seminário Administrativo do Sistema Cofen/Conselhos Regionais (Semad), evento que reúne gestores, conselheiros, assessores e empregados públicos dos Conselhos de Enfermagem. O Seminário, que ocorre de 09 a 12 de abril, em Gramado/RS, tem como objetivo o alinhamento e aperfeiçoamento da governança, dos procedimentos administrativos e de melhorias no controle dos atos de gestão. O presidente do Coren-AL, Renné Costa, acompanhado de conselheiros e equipe técnica está participando do evento.

Ao saudar os participantes, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Daniel Menezes, falou da alegria de sediar evento de tão grande relevância para o Sistema. “Agradecemos ao plenário do Cofen por ter escolhido nosso Estado para realizar essa atividade. É muito importante a presença das entidades representativas da enfermagem unidas ao Coren-RS. Todos nós trabalhamos para um bem comum, a valorização da Enfermagem e enfrentamento das dificuldades do campo da saúde”.

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, destacou a importância do Semad para a organização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. “Nosso principal objetivo sempre foi estabelecer uma estrutura organizacional compatível com uma organização pública, por isso, buscamos capacitar melhor o sistema e os nossos empregados”.

Manoel ressaltou ainda a necessidade de melhorias no atendimento direto ao profissional de enfermagem. “Precisamos melhorar o atendimento aos nossos inscritos, atendendo com agilidade, presteza e eficiência. Cumprir com eficiência e efetividade as nossas atividades finalísticas que é fiscalizar, disciplinar, registrar e regular o exercício profissional da enfermagem”, finalizou.

A palestra sobre a nova lei de terceirização, proferida pelo auditor federal do Tribunal de Contas da União (TCU), Sérgio Mendes, foi o eixo principal de debates do dia. Durante o evento também será discutida a segurança jurídica proporcionada pelas alterações no novo arcabouço legal. Além disso, serão debatidos o poder normativo dos Conselhos de Fiscalização Profissional, os impactos da Instrução Normativa nº. 05/2017 do Ministério do Planejamento, os fluxos financeiros e dívida ativa, as recomendações sobre o E-social, a Tomada de Contas Especial e o programa de Compliance no Sistema Cofen/Conselhos Regionais.

Realizado pelo Cofen com apoio do Coren/RS, o encontro dará a oportunidade aos participantes para conhecerem as novas normas que regem a administração pública e os procedimentos do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, com espaço para questionamentos e sugestões para aprimorar e modernizar a gestão dos Conselhos.

Também participaram da mesa de abertura a vice-presidente e o primeiro secretário do Cofen, Nádia Mattos e Lauro Morais, a presidente da ABEn-RS, Íride Caberlon e o presidente da Federação dos Empregados em estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul, Milton Kempfer.

 

 


Fonte: Cofen



  • Receba nossas novidades