16/06/2020

A ampla testagem dos profissionais de enfermagem foi suspensa por TRF da 1ª Região

O Coren-AL lamenta a decisão e espera que a testagem retorne o mais rápido possível

No dia 10 de junho, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região suspendeu por 20 dias a ampla testagem de Covid-19 para os profissionais de saúde. O prazo encerra dia 30 de junho. A decisão levou em consideração a relevância dos argumentos apresentados pela União.

A decisão inicial era do desembargador Jirair Aram Meguerian, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), determinava que a União coordenasse as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) para ampla testagem dos profissionais, inclusive os assintomáticos.

Também definia que fossem disponibilizados “locais apropriados para que os profissionais que testarem positivo para covid-19 cumpram o período de quarentena, desde que comprovadamente tenham trabalhado na linha de frente do combate à pandemia”.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), Renné Costa, lamenta e espera que a testagem seja assegurada para todos os profissionais, de hospitais públicos e privados.

“Essa tinha sido uma vitória do Cofen em agravo de instrumento trazia mais segurança para as equipes de Saúde e a população assistida. Esperamos que essa atual decisão que suspende por 20 dias não seja prolongada e todos os profissionais de saúde, em especial da enfermagem tenham seus direitos garantidos”, destacou.




  • Receba nossas novidades