26/08/2021

Alagoas quer sediar o 24º CBCENF em 2022

Devido a pandemia, em 2021 o evento acontecerá em Santa Catarina

Entre os assuntos abordados na 532ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que aconteceu em Maceió, esteve o detalhamento dos protocolos sanitários do 23º CBCENF, em Santa Catarina.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), Renné Costa, explicou que o evento aconteceria em Maceió, mas devido a pandemia e o Centro de Convenções ser transformado em um hospital de campanha, foi necessário mudar o local.

“Ainda queremos receber esse grande evento, então continuamos candidatos para receber o CBCENF em 2022”, afirmou Renné Costa. O coordenador do CBCENF, Magno Guedes, explicou que esse ano o evento será hibrido, mas ano que vem espera ser totalmente presencial e existe a possibilidade de acontecer em Alagoas.

“Nosso objetivo é garantir a participação segura dos participantes presenciais dentro dos padrões sanitários exigidos, assim como manter a excelência científica, troca de experiências e a difusão de boas práticas já tradicionais no congresso”, afirmou o coordenador do CBCENF, Magno Guedes.

Durante a ROP foi realizada uma apresentação virtual aos presidentes dos Conselhos Regionais dos recentes boletins epidemiológicos do estado de Santa Catarina, que atestam cenário favorável à realização do congresso.
Com o tema central “Protagonismo e cuidado na Enfermagem: Cuidado, transdisciplinaridade e politização”, o maior evento de saúde da América Latina acontecerá em formato híbrido, com atividades presenciais sediadas em Florianópolis e restritas aos integrantes do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. Para os demais inscritos de todo o Brasil, palestras e cursos poderão ser acompanhados através de transmissão on-line e sincrônica.

No início do mês, membros da Comissão Científica do congresso visitaram o Centrosul, local de realização do 23º CBCENF, para inspeção e detalhamento de protocolos sanitários. Aos participantes do formato presencial, será exigida a apresentação do certificado de vacinação com as duas doses e testagem antes e no dia do congresso.