15/07/2020

Alagoas registra mais de 1000 profissionais de enfermagem infectados ou com suspeita de covid-19

Mortes confirmadas foram 6, 3 técnicos e 3 enfermeiros

Desde o início da pandemia, o Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) vem acompanhando os casos entre a categoria. Nesta quarta-feira (15), o estado ultrapassou 1.000 profissionais de enfermagem confirmados ou com suspeitas, além de 6 mortes confirmadas.

No total são 1042 profissionais de enfermagem, sendo 151 enfermeiros suspeitos, 121 confirmados e 3 óbitos. Já entre os técnicos e auxiliares são 482 suspeitos, 282 confirmados e 3 mortes.

O presidente do Coren-AL, Renné Costa, explica que esses números são um somatório ao longo de toda pandemia e que muitos já se encontram curados e estão de volta ao seus postos de trabalho. “Somos nós, a enfermagem, que estamos na linha de frente contra a covid-19, travando esse embate direto com a doença, 24h ao lado do paciente”, destacou.

A atualização nos números é feita quando uma instituição de saúde do Estado comunica novos casos ao Coren-AL. Os números, porém, ainda não refletem a atual situação vivida, pois o Conselho ainda aguarda os dados de instituições que ainda não responderam a solicitação.

O Coren-AL solicitou aos enfermeiros responsáveis técnicos de todas as instituições de saúde do Estado que comuniquem o caso de qualquer profissional afastado com suspeita, internado e/ou óbito confirmado por covid-19.

Ações do Sistema Cofen/Corens

Além das constantes fiscalizações e averiguações nas instituições de saúde, o Sistema Cofen/Coren tem trabalhado para reduzir os riscos de contaminação dos profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia. Entre essas ações está a compra emergencial de máscaras PFF2, foram adquiridas da 3M Indústria, por meio de edital de chamada pública.

Foram cerca de 100.080 máscaras para todo o país, entregues aos Conselhos Regionais de Enfermagem de todo país para que possam ser distribuídas nos locais de referência em atendimento de pacientes com diagnóstico de Covid-19.

Em Alagoas já foram distribuídos: Hospital Escola Dr. Helvio Auto, Hospital Geral do Estado, Unidade de Emergência Dr. Daniel Houly (Arapiraca), Samu Arapiraca, Hospital Regional de Arapiraca, Hospital da Mulher, Hospital Santa Mônica, Samu Maceió, UPA de Viçosa, Centro de testagem de Covid-19 em Palmeira dos Índios, UPA de Palmeira dos Índios, Hospital de Santana do Ipanema, Upa de Delmiro Gouveia, Centro de Triagem de Delmiro e  Hospital de Delmiro Gouveia, UPA de Marechal Deodoro, Hospital de campanha de Marechal Deodoro,  UPA de Penedo, Samu de Coruripe, Samu de Arapiraca, Hospital de Campanha de Arapiraca, Hospital Santa Rita de Palmeira dos Índios, no Hospital Metropolitano e no Hospital Universitário professor Alberto Antunes.




  • Receba nossas novidades