29/09/2019

Alerta Sarampo: Coren-AL capacita enfermeiros da rede municipal de Maceió

O evento é realizado em parceria com a prefeitura

O evento é realizado em parceria com a prefeitura

O “Alerta Sarampo: atualização no manejo do agravo” vai acontecer no Centro Universitário Tiradentes (Unit), no dia 1 de outubro, de manhã e a tarde, as inscrições seguem até o dia 30 de setembro. As palestras vão abordar temas sobre a situação epidemiológica, o manejo clínico do enfermeiro frente a pessoa portadora do sarampo, entre outros assuntos.

Para o presidente do Coren-AL, Renné Costa, a parceria com as prefeituras e outras instituições são importantes para que o Conselho possa alcançar mais pessoas. “Podemos assim ajudar a capacitar mais profissionais e levar informações do Coren”, afirmou, ao lembrar que é essencial a enfermagem estar em alerta para esse surto.

Casos de Sarampo
A maioria dos casos confirmados, 97, 5%, está em São Paulo (3.254), seguido do Rio de Janeiro (18), Pernambuco (13), Minas Gerais (13), Santa Catarina (12), Paraná (7), Rio Grande do Sul (7), Maranhão (3), Goiás (3), Distrito Federal (3), Mato Grosso do Sul (1), Espírito Santo (1), Piauí (1), Rio Grande do Norte (1), Bahia (1) e Sergipe (1).

As crianças são as mais suscetíveis às complicações e óbitos por sarampo. A incidência de casos em menores de 1 ano é 9 vezes maior em relação à população em geral. A cada 100 mil habitantes, 52 crianças nessa faixa etária obtiveram confirmação para o sarampo. A segunda faixa etária mais atingida é de 1 a 4 anos. Esses dados do boletim epidemiológico elevam atenção para ações mais pontuais para este público. Neste ano, foram confirmados quatro óbitos por sarampo: três óbitos ocorreram em menores de 1 ano de idade; e um óbito em um indivíduo de 42 anos. Nenhum dos quatro casos eram vacinados contra a doença.

As inscrições são exclusivas para funcionários da prefeitura de Maceió

Programação

8:00 as 8:30 credenciamento;
8:30 as 9:00 abertura;
9:00 as 10:00 etiologia, patogenia e diagnóstico( Médico José Maria Constan)
10:00 as 11:00 Situação Epidemiológica e manejo de casos suspeitos e confirmados de Sarampo( Enfermeira Claudeane Nascimento)
11:00 as 12:00- Coberturas Vacinais ( PNI)




  • Receba nossas novidades