- Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas - http://al.corens.portalcofen.gov.br -

App “Eu fiscalizo” combate conteúdos abusivos em meios de comunicação

O aplicativo “Eu fiscalizo” foi criado pela pesquisadora Claudia Galhardi, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e permite que qualquer pessoa avalie conteúdos veiculados nos meios de comunicação e entretenimento, apontando casos como nudez e violência em horário inapropriado, violação de direitos humanos e disseminação de fake news. A parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) consiste na troca de conteúdos referentes à Enfermagem para divulgação nos canais existentes.

A ferramenta permite que a sociedade participe ativamente, notificando conteúdos impróprios, criando e aperfeiçoando mecanismos de controle social, além de ser um banco de dados para diagnósticos e desenvolvimento de políticas públicas no setor audiovisual, oferecendo também subsídios para otimizar estudos empíricos e experimentais no campo da Comunicação e Saúde Pública.

“O app foi construído numa linguagem fácil. Mas não é apenas uma forma de denunciar conteúdos nocivos: é também um canal de comunicação entre sociedade, academia e órgãos reguladores”, descreveu Claudia Galhardi.

“O Cofen já possui um forte compromisso contra as fake news na área de Saúde, pelos riscos que trazem à população e aos próprios profissionais de Saúde. Essa parceria, portanto, soma esforços no contexto da pandemia e na luta contra o desserviço para a sociedade”, afirmou Manoel Neri, presidente do Cofen.

Além de registrar conteúdos inapropriados, o “Eu fiscalizo” informa as datas das notificações e permite o envio de fotos, vídeos e mensagens de texto, assim como sugestões, elogios e reclamações. Baixe o app pela Apple store ou Play store [1] e comece a notificar hoje mesmo!

Fonte: Ascom – Cofen