Câmara da Saúde da Mulher participa de fiscalização em maternidades
Para fortalecer a atuação da Enfermagem obstétrica e garantir qualidade da assistência nesses serviços, o Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (COREN-AL) começou a fazer fiscalizações em conjunto com a Câmara Técnica de Saúde da Mulher. Já foram fiscalizados: a Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos e o Hospital Geral de Murici.
Segundo o coordenador de fiscalização do Coren-AL, Weslley Feitoza, o objetivo é fiscalizar a maioria das maternidades e casas de parto do estado de Alagoas que fazem parte da rede cegonha. “Queremos impedir o exercício ilegal de ‘parteiras’ que podem trazer ricos para a gestantes. Nesse sentido vamos atuar para que os enfermeiros obstetras tenham uma abertura de campo de atuação”, afirmou.
A enfermeira obstetra, Ana Paula Ramos, que acompanhou as fiscalizações, esclareceu que a Câmara Técnica de Saúde da Mulher vai considerar as especificidades e a dinâmica do conhecimento particular nesta área, sistematizando as ações para privilegiar uma política de qualificação dos serviços de enfermagem e, sobretudo, trazer benefícios reais e potenciais a toda sociedade.
“Participaremos das fiscalizações em Serviços de Enfermagem Obstétrica; Atenção Básica em Serviços de Enfermagem Obstétrica e de Atenção Hospitalar/Ambulatorial Especializada”, explicou Ana Paula.
O presidente do Coren-AL, Renné Costa, lembra que essa ação é resultado do primeiro Café com o Presidente que reuniu lideranças de outras entidades representativas da enfermagem em janeiro. Em abril, a equipe de fiscalização e da Câmara Técnica da Saúde da Mulher recebeu uma equipe do Cofen para capacitação e orientação sobre o assunto.
“Desde o início do ano já conversávamos da necessidade de fiscalizar as maternidades. Após um período de planejamento, conseguimos colocar em prática. Com o olhar diferenciado e especializado dos enfermeiros obstetras vamos conseguir fiscalizar com mais propriedade as casas de parto”, afirmou.
Veja Mais
- 15/02/2019 19:48
Coren-AL participa de Semana de Nivelamento do Estágio em faculdades - 14/02/2019 16:33
Pesquisa vai subsidiar normatização da ozonioterapia na Enfermagem - 13/02/2019 20:44
Cofen nega registro a alunos de curso clandestino - 13/02/2019 14:03
Cofen defende a aprovação de piso nacional para a Enfermagem - 12/02/2019 12:19
Nota de pesar – Petronília Silva dos Santos