07/11/2018

Comitê de valorização discute segurança no transporte de pacientes e profissionais

O sucateamento de ambulâncias é um assunto que tem preocupado os profissionais

Entre os outros pontos da reunião ordinária do Comitê de Valorização da Enfermagem, na última segunda-feira, dia 05, foi discutido a segurança no transporte de pacientes e profissionais de enfermagem. O encontro acontece com diversos representantes da classe no Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) e é coordenado pelo enfermeiro Lucas Casado.

O assunto chegou ao Comitê, através de denuncia do Sindicato de Enfermeiros do Estado de Alagoas (Sineal), representado na reunião pelo diretor Rildo Bezerra. O Comitê enviou um ofício ao presidente do Coren-AL, Renné Costa, solicitando reunião com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) para tratar das possibilidades de fiscalização, de modo que seja cumprida a legislação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

“Sabemos que o transporte em ambulâncias ainda é muito precário, especialmente no interior do estado, onde muitas estão sucateadas. Nossa ação é só para prevenir acidente, através de uma possível fiscalização das frotas”, afirmou Lucas Casado, que espera o presidente o Coren-AL retornar de uma viagem a trabalho para agendar a reunião com o BPTran.

Além do coordenador do Comitê Lucas Casado, e do diretor do Sineal Rildo Bezerra, também participaram da reunião a Conselheira Leidjane Melo e a técnica de enfermagem, Valdenice Barbosa.

Comitê de valorização

O Coren-AL criou em 2017 (através da portaria nº 085/2017) o Comitê de Valorização da Enfermagem e de apoio ao profissional Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Auxiliar de enfermagem vítima de violência.

O objetivo deste Comitê é de adotar medidas que visem defender os direitos dos profissionais de enfermagem, promovendo a dignidade e o exercício profissional com liberdade e autonomia, incentivando que os mesmos sejam tratados conforme os pressupostos e princípios legais, éticos e dos direitos humanos.

Além de promover ações de natureza educativa com a finalidade de sensibilizar e orientar, os profissionais de enfermagem no tocante a questões sobre valorização profissional e medidas de prevenção e proteção ante à violência no trabalho.




  • Receba nossas novidades