- Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas - http://al.corens.portalcofen.gov.br -

Conselho de Enfermagem fiscaliza exercício irregular da profissão em Arapiraca

A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas esteve ontem, dia 23/05, em Arapiraca fazendo fiscalização do exercício da profissão nas unidades de saúde do Município.

A fiscalização foi motivada por denúncias de que durante a greve dos profissionais de enfermagem, na semana passada, havia profissionais, auxiliares e técnicos de enfermagem, que estariam trabalhando sem a supervisão do Enfermeiro.  Assim como também houve denúncias de que profissionais que contratados para outras funções estavam executando as ações de enfermagem. Ambos os casos ferem a lei 7498 do código de ética da Enfermagem.

Foram fiscalizadas 7 unidades básicas: Unidade básica de Saúde Pau d’arco, Unidade de Saúde da Família Batinga, 2º centro de saúde, Unidade de Saúde da Família Canafistula, 3º Centro de Saúde,  Unidade de Saúde da Família Pau Ferro e a Unidade de Saúde da Família Edler Lins.  Em todas as unidades houve averiguação de possíveis irregularidades e ilegalidades, assim como também orientação com relação à legislação do exercício profissional segundo o Código de Ética da Enfermagem.

Nas unidades em que foram encontradas irregularidades, os funcionários receberam orientações da equipe de fiscalização, assim como também serão feitos os relatório de fiscalização das unidades que, posteriormente, vão ser encaminhados ás unidades notificadas. Em seguida a equipe do Coren-AL irá retornar para verificar se foram feitas as adequações.