19/01/2021

Conselho Federal de Enfermagem adere à campanha Abrace a Vacina

Campanha da sociedade civil reforça a união para conter a pandemia

O Direitos Já! Fórum pela Democracia e a Frente pela Vida lançaram a campanha “Abrace a Vacina” com o objetivo incentivar a população a se vacinar contra a Covid-19.  O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aderiu à campanha, que reúne organizações da sociedade civil, personalidades e especialistas em saúde pública. A campanha da sociedade busca informar a sociedade, fortalecer a importância da vacinação e diminuir o impacto das fake news.

Criada voluntariamente pela sociedade civil, a iniciativa busca unir organizações de todo o país em apoio à vacinação, mobilizando a população. O Brasil registra mais 209 mil mortos no Brasil, entre os quais 519 profissionais de Enfermagem.

“A resposta à Covid-19 exige uma ampla mobilização social. É preciso reforçar as medidas de controle da pandemia, com distanciamento social, uso de máscaras, lavagem das mãos e fazer chegar à população a vacina. Nenhuma doença foi eliminada apenas pela imunidade de rebanho. A vacina representa a esperança, a resposta coletiva da humanidade à pandemia”, afirma a presidente do Cofen, Nádia Ramalho. “A  vacinação ontem da enfermeira Mônica Calazans, primeira pessoa imunizada contra a Covid-19 no Brasil, foi um marco. Que mais e mais pessoas possam abraçar a vacina”.

“Vacinar-se é um ato solidário, de amor e de responsabilidade de todas e todos em prol da sociedade. Nós, do Conselho Nacional de Saúde, abraçamos a vacina e nos engajamos nessa campanha que defende o Sistema Único de Saúde e a vida de toda a população brasileira”, destaca o presidente do CNS, Fernando Pigatto.

Sobre o Direitos Já! Fórum pela Democracia – O Direitos Já! Fórum pela Democracia é uma iniciativa da sociedade civil em defesa dos valores fundamentais expressos na Constituição Cidadã. Conta com 9 mil cidadãos, de todo o país, mobilizados em defesa da democracia, entre eles representantes de amplos setores da sociedade civil e, em caráter suprapartidário, diversas lideranças políticas do país.

Atua como observatório em defesa da democracia e dos seus princípios fundamentais, promovendo permanente articulação, diálogo e mobilização da sociedade.

Lançado oficialmente em setembro de 2019, o Direitos Já! é coordenado pelo sociólogo Fernando Guimarães. O grupo já promoveu vários debates presenciais e virtuais com participação de personalidades do Brasil e do exterior.

Sobre o Frente pela Vida –  A Frente pela Vida é fruto da articulação das entidades científicas da Saúde Coletiva e Bioética, Conselho Nacional de Saúde (CNS) e entidades nacionais da ciência, tecnologia, imprensa e educação superior e surgiu no cenário da sociedade civil para destacar o papel central do Sistema Único de Saúde (SUS) e das demais políticas públicas sociais na resposta à epidemia de Covid-19. Teve seu marco inicial a Marcha pela Vida, realizada em 9 de junho de 2020, quando mobilizou a adesão de mais de 600 organizações e culminou com a entrega do seu primeiro Manifesto à parlamentares. Na sequência, construiu coletivamente com demais entidades científicas da saúde uma proposta diante da falta de respostas efetivas do governo federal: o Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 e, em dezembro, lançou a campanha O Brasil Precisa do SUS.

 

Fonte: Ascom – Cofen




  • Receba nossas novidades