21/08/2018

Coren-AL apoia campanha contra EAD

O Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem lançou um abaixo assinado

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) lançou a campanha “Nada substitui a presença”, contra o Ensino a Distância (EaD) para enfermagem. O Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, preocupado com esse crescimento desordenado de inúmeros cursos EaD sem nenhuma qualidade e com aval do Ministério da Educação, lançou um abaixo-assinado online: http://www.presencialparaserlegal.com.br/#this

Para o presidente do Conselho Regional de Enfermagem em Alagoas, Renné Costa, durante a formação e no exercício dessa profissão, é fundamental o contato humano e nenhuma tecnologia substitui a assistência. “A campanha é importante para despertar nas autoridades que os Conselhos querem uma assistência de qualidade pelo cuidado da vida humana”, afirmou.

Há hoje no Brasil 1.202 cursos de enfermagem, oferecendo 173.752 vagas, sendo 106.840 a distância. Nos cursos presenciais, existem vagas ociosas, mas, nos EAD, elas passam de 5 mil. A partir da década de 1980, ocorreu um aumento geométrico dos cursos de graduação em enfermagem no País, especialmente no ensino privado.

Nesse sentido, o Cofen tem constatado o objetivo claramente comercial de grupos privados de educação a distância em detrimento da preocupação com a qualidade dos cursos. Há propostas, inclusive, de terceirização de polos de apoio presencial.

 

Coren com informações Cofen




  • Receba nossas novidades