20/09/2021

Coren-AL dá posse a comissão de ética da UPA Trapiche da Barra

Os enfermeiros José Jefferson Oliveira de Araújo, Bruna Fonseca Soares e o técnico de enfermagem Danilo Wanderson Ferreira dos Santos ficarão? ...

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Trapiche da Barra fez nova eleição para Comissão de Ética da Enfermagem. Os eleitos tomaram posse na manhã desta segunda-feira, dia 20, no Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL).

Os enfermeiros José Jefferson Oliveira de Araújo, Bruna Fonseca Soares e o técnico de enfermagem Danilo Wanderson Ferreira dos Santos ficarão  por mais três anos à frente da Comissão.

“Nós somos a maior força de trabalho do país, precisa-se entender de política para entender como vai acontecer a mudança e disseminar a força da enfermagem como objetivo da comissão de ética”, destacou o presidente do Coren-AL, Renné Costa, ao destacar que esse é um momento de evolução da enfermagem e a comissão é um passo para isso.

O presidente da comissão, José Jefferson, lembrou que é o Coren que dá todo suporte para enfermagem. “A comissão é de importância extrema, pois a gente se torna agente fiscalizador e propaga a importância do comitê ético e com isso nos tornamos mais responsável tecnicamente na instituição”, afirmou.

A enfermeira responsável técnica da UPA, Caroline Rodrigues Leite, esteve presente na solenidade. “A nova sede trouxe muitos benéficos para a enfermagem, pois é nosso cartão de visita, um lugar onde nos encontramos e assim temos vontade de lutar e orgulho de fazer parte dessa equipe. O Coren está muito mais próximo dos profissionais”, afirmou a RT.

Comissão de Ética

As comissões de ética no âmbito hospitalar têm funções: educativa, consultiva, e de conciliação, orientação e vigilância ao exercício ético e disciplinar dos profissionais de enfermagem. Ela é uma representatividade do Conselho dentro da instituição de saúde e tem como objetivo principal divulgar e zelar o Código de Ética e esclarecer os demais atos normativos que regem a profissão entre os trabalhadores daquela instituição.

Atualmente, existem 9 Comissões de Éticas ativas em Alagoas. A Comissão da UPA Trapiche é a 12º, porque 3 foram encerradas. O presidente do Coren-AL, Renné Costa, lembra que foi no inicio da sua gestão, que as Comissões começaram a ser criadas no Estado.