07/05/2018

Coren-AL e Governo do Estado firmam parceria

Com o objetivo de fortalecer a atenção básica, o presidente

Com o objetivo de fortalecer a atenção básica, o presidente do Conselho de Enfermagem de Alagoas (COREN-AL), Renné Cosmo, recebeu o gerente de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Rodrigo Luz, na manhã da última sexta-feira (04).

O objetivo é através de uma parceria, as entidades atuarem diretamente em alguns municípios que têm estrutura, mas falta organização na metodologia de trabalho. Segundo o presidente do COREN-AL, não existe outro profissional capaz de mudar os índices e liderar a atenção básica como o enfermeiro.

“A força do Estado pode abrir portas para que o COREN possa atuar, não só como membro fiscalizador, mas também de orientação. Queremos formar um município piloto, que sirva de exemplo para os demais que é possível mudar”, afirmou Renneé.

Uma comissão entre Coren, Sesau e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) deve ser formada para avaliar melhor a proposta. Segundo Rodrigo Luz, o Coren está no caminho certo e integração é a palavra-chave. “Importante integrar os conselhos e outras entidades num único objetivo. Hoje, por exemplo, considero essencial vincular a atenção primária a vigilância em saúde”, afirmou.

O Gerente da Atenção Primária também destacou a importância da nova Portaria da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), que inclui mudanças na administração dos recursos na esfera municipal e na maneira como as equipes de agentes de saúde irão atuar. A enfermeira e secretária de Saúde de Jequiá da Praia, Patrícia Cavalcante, também participou da reunião para contribuir com sua experiência exitosa.




  • Receba nossas novidades