21/02/2020

Coren-AL e OCB firmam parceria para fortalecer o cooperativismo

Será formada uma comissão para definir as ações de divulgação e fiscalização de cooperativas de enfermagem em Alagoas

Na última quinta-feira (20) o Conselho Regional de Enfermagem (Coren/AL) e a OCB Alagoas se reuniram com o e representantes de cooperativas de enfermagem para firmar uma parceria. O objetivo é fortalecer o cooperativismo no setor e oferecer uma assistência de qualidade aos pacientes.

“A reunião já apresentou um saldo positivo. Vamos trabalhar juntos para assim normatizar o serviço da enfermagem em Alagoas, já que hoje uma boa parte do trabalho é realizada por cooperativas. Queremos o melhor para a profissão com a regularidade e que os profissionais estejam aptos a executarem o trabalho”, declarou o presidente do Coren, Renné Costa.

Em Alagoas apenas três cooperativas de enfermagem estão registradas e regulares ao Sistema OCB/AL (Coopeal, Coopsano e Cooper Lar Saúde), o que significa que elas cumprem suas obrigações legais. Além disso, essas cooperativas estão em dia com o Coren.

“Nós queremos o apoio do Coren para divulgarmos que o trabalho das cooperativas regulares tem qualidade. É uma parceria que só traz vantagens, pois teremos reconhecimento e vamos incentivar que profissionais estejam em dia com o Conselho”, disse a diretora-presidente da Cooperativa dos Profissionais da Área de Atenção à Saúde de Alagoas (Coopsano), Sônia Leão.

Com o trabalho em conjunto entre Coren e OCB, a proposta é divulgar as vantagens de se contratar uma cooperativa regular e fiscalizar as cooperativas, principalmente as irregulares, para incentivá-las a buscarem uma forma legal de funcionamento.

“A nossa expectativa é de que haja um fortalecimento do movimento cooperativista. As cooperativas que trabalham de forma legal merecem esse reconhecimento, pois nosso trabalho segue todas as normas legais e, consequentemente, oferecemos serviços de qualidade”, falou a superintendente da Cooperativa de Enfermagem de Alagoas (Coopeal), Léa Cynthia.

Durante a reunião foi definido que será formada uma comissão com representantes da OCB e do Coren para a criação de uma cartilha com o passo a passo de como montar uma cooperativa de forma legal e de como estar regular junto ao Coren. O grupo será formado pelas assessorias jurídicas e de comunicação dos dois órgãos. Também será visto de que forma as fiscalizações em conjunto serão realizadas.

“Com essa parceria, vamos valorizar o trabalho das cooperativas de enfermagem registradas e regulares ao Sistema OCB/AL. Estamos dispostos a buscar o melhor para essas entidades. É o nosso papel”, concluiu o presidente da OCB Alagoas, Marcos Rocha.

Coren-AL com informações OCB/AL




  • Receba nossas novidades