13/06/2019

Coren-AL fortalece diálogo com cooperativas de enfermagem

O Conselho também busca mecanismos de fiscalizar os serviços de Home Care

Em Alagoas existem 630 profissionais de enfermagem em cooperativas. O número significativo chamou a atenção do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) que está estudando uma forma de firmar parceria para fortalecer os profissionais da categoria que trabalham nesse ramo.

Nesta terça-feira, dia 11, o presidente do Coren-AL, Renné Costa, acompanhado do conselheiro Maycon Correia e uma equipe técnica visitou a Coopeal, a Cooperativa de Enfermagem de Alagoas, para conhecer de perto o funcionamento e, assim, fortalecer o protagonismo do profissional, além de analisar, em conjunto, mecanismos de fiscalização dos serviços de home care.

“Hoje o Coren-AL tem dificuldade de fiscalização do serviço de Home Care por causa da inviolabilidade do lar, no entanto há necessidade de abrir a fiscalização dentro das cooperativas. Estamos buscando é instrumentos e ferramentas para padronização dessa fiscalização”, destacou Renné Costa.

Segundo a presidente da Coopeal, Edilma Vasconcelos, a enfermagem organizada de forma correta, legal, zelando pela assistência de qualidade, com condições de trabalho descente cresce a cooperativa e o Coren-AL.

“Essa visita traz muita esperança para nós de que o cooperativismo faça parte da agenda do Coren, uma vez que a gente tem muita enfermagem nos domicílios e de certa forma solto, a gente precisa que o Coren, junto com a OCB, assuma essa pauta, para a gente tirar pontos positivos que vai fortalecer tanto a enfermagem em Alagoas, como o cooperativismo”, afirmou Edilma Vasconcelos.

Coopeal

No dia 12 de maio de 1997, trinta e cinco profissionais da enfermagem de Alagoas, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, reuniram-se em Assembleia Geral Extraordinária, no auditório da Escola de Auxiliar de Enfermagem, na Rua Pedro Monteiro, no Centro de Maceió, com o intuito de constituir a Cooperativa de Enfermagem de Alagoas Ltda – Coopeal e contou com a presença do Diretor Executivo da OCEAL, hoje OCB/AL.

 




  • Receba nossas novidades