29/03/2019

Coren-AL institui Comissão de Ética no Hospital Ib Gatto

Essa é 4ª Comissão de Ética criada no estado só nesta gestão

O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) instituiu, nesta sexta-feira (29), mais uma Comissão de Ética, desta vez no Hospital Geral Ib Gatto Falcão no município de Rio Largo. Esta é a 4ª Comissão criada no Estado pela gestão “Um Novo Tempo”.

O conselheiro relator Maycon Correia, as conselheiras Leidjane Melo (Membro da Mesa Diretora) e Eluciane Luz, além do assessor técnico em processo, também responsável pela Divisão de Processos Éticos, Nayron Vasconcellos, estiveram no hospital para dar posse à Comissão de Ética, formada pelas enfermeiras Michelly Calixto, como presidente, Cheila Nogueira, como secretária, e a técnica em enfermagem Maria Priscila Oliveira como membro.

Durante a posse, os membros do Conselho esclareceram as competências de cada integrante e a importância da comissão para o hospital e os profissionais. Também estiveram presentes no momento, a enfermeira responsável técnica Renata Polyane Araujo e a diretora geral do hospital Kamila Bastos.

As comissões de ética no âmbito hospitalar têm funções educativa, consultiva, e de conciliação, orientação e vigilância ao exercício ético e disciplinar dos profissionais de enfermagem.

“A Comissão é uma extensão do Conselho dentro da instituição, com a finalidade divulgar o Código de Ética e esclarecer os demais atos normativos da profissão”, afirmou conselheiro relator, Maycon Correia.

Segundo o assessor técnico em processo, Nayron Vasconcelos, essa foi a primeira Comissão de Ética criada pela resolução 593/2018, as demais foram criadas pela resolução 572/2018, que possuem mudanças técnicas.

“A diferença essencial entre as duas está no número mínimo de profissionais de enfermagem exigido para conferir a obrigatoriedade da criação da Comissão. Antes a partir de 20 enfermeiros era obrigatório a instituição de saúde ter a Comissão, agora é a partir de 50 profissionais de enfermagem. Porém, a instituição que tiver um número menor fica facultativo a criação”, destacou Nayron.

Outras Comissões

Além da Comissão do Ib Gatto, o Hospital Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, a UPA Trapiche e a UPA Benedito Bentes também possuem Comissão de Ética.

Na UPA do Benedito Bentes, a comissão foi formada em outubro e é formada por Rayana Oliveira, como presidente, Roseane Conrado, como secretário, e Maria Geane dos Santos como membro.




  • Receba nossas novidades