15/08/2019

Coren-AL lança Nursing Now em Maceió no Hospital Universitário

Presidente do Conselho, Renné Costa, reforçou a importância da aproximação com a categoria para o sucesso da campanha

A valorização da enfermagem foi o tema principal durante o lançamento da campanha Nursing Now em Maceió, nesta quinta-feira (15), no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA). O evento foi promovido em parceria pela Divisão de Enfermagem do Hospital, o Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

O Conselheiro Federal, Gilney Guerra, esteve presente no evento e palestrou sobre o Código de Ética, além de explicar sobre as competências do conselho. Abordagens sobre a premiação e sistematização da assistência de Enfermagem também fizeram parte da programação.

“O Coren Alagoas está de parabéns, porque a campanha tem algumas metas para ser atingidas, que não é só a mera valorização da enfermagem para a comunidade, mas da enfermagem para a enfermagem. Para os enfermeiros saberem o que está acontecendo no mundo, e o que o Cofen quer para a enfermagem brasileira nos próximos 10 anos”, destacou.

Para a Chefa da Divisão de Enfermagem do HUPAA, Silvana Barros, a campanha é importante para que o profissional de saúde do Hospital Universitário se reconheça como essencial para o cuidado e para que ele se aproxime do Conselho.

“Às vezes quando se fala em Coren o profissional só o vê como órgão fiscalizador, que vai apontar o dedo e dizer que ele está errando. Desde 2016, quando assumi esse cargo, eu tenho tentado desmistificar isso, e dizer para o profissional que o nosso maior aliado é o nosso conselho. Quando existe alguma questão que eu não consigo resolver institucionalmente, meu maior recurso é o meu conselho”, afirmou Silvana.

Uma gestão participativa e mais próxima do inscrito é uma preocupação do Coren-AL. Por isso, o presidente Renné Costa palestrou sobre os desafios da enfermagem alagoana e do Nursing Now. “Cada profissional de enfermagem pode fortalecer a categoria, como deve ser a postura dele, suas atitudes diante às adversidades, para que eu consiga mudar definitivamente a história da minha profissão”.

O presidente do Coren-AL reforçou ainda que a aproximação com os enfermeiros foi a primeira preocupação que a atual gestão tomou, pois acredita que diminuindo a distância e estreitando as relações, o Conselho pode amenizar as dificuldades encontradas pelos profissionais.

Estiveram presentes a superintendente do HUPAA, Profª Drª Regina Maria dos Santos; o gerente de atenção à saúde, Profº Drº Manoel Álvaro de Freitas Lins Neto; a gerente de ensino e pesquisa, Profª Drª Sandra Mary Lima Vasconcelos; a gerente administrativa Valdenize de Lima Peixoto; o vice-presidente do Coren-AL, Paulo Guimarães; e a diretora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Profª Drª Maria Cristina Soares Figueiredo.




  • Receba nossas novidades