17/08/2011

COREN-AL na luta contra a Dengue em Alagoas

O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (COREN-AL), cada vez

O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (COREN-AL), cada vez mais, vem firmando a sua credibilidade junto à sociedade alagoana. Uma prova disso é o seu papel participativo em comitês relacionados à área de Saúde no estado, como é o caso do Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue, encarregado de traçar estratégias para combater a doença em Alagoas.

Detentor de uma cadeira no Comitê, o Conselho está engajado em contribuir para a redução da incidência da Dengue, que atingiu níveis preocupantes em 24 dos 102 municípios alagoanos neste ano. Para a Presidente do COREN-AL, Lúcia Leite, “a participação do COREN-AL no Comitê está em sintonia com a missão da Enfermagem. É uma forma do Conselho contribuir efetivamente com a prevenção e promoção de saúde. Ficamos muito contentes em poder participar do Comitê e contribuir na luta contra uma doença que tem causado tantos transtornos para a sociedade alagoana”, afirma.

As ações do Comitê obedecem às estratégias traçadas no Plano de Contingência para evitar uma epidemia da doença em Alagoas e estão comprometidas em focar a assistência ao paciente, seguir as diretrizes da vigilância epidemiológica, cuidar do controle vetorial, programar ações de comunicação e elaborar a dotação orçamentária das campanhas e ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, que transmite a doença.

De acordo com a enfermeira fiscal do COREN-AL Alessandra Bezzi, “O principal papel do comitê é envolver e sensibilizar a população para haver uma mudança de hábitos que reduzam a incidência da doença. Houve um decréscimo no número de casos, mas é importante manter a atenção, principalmente nesse período de chuvas. A gente tem atuado na conscientização das pessoas nos ambientes de trabalho, para que elas também se tornem agentes nessa luta contra a dengue nas unidades de saúde e também na sua vida pessoal”, explica.

Além do COREN-AL, integram o Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue a Polícia Militar, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, igrejas, gestores, Conselhos Municipais de Saúde.




  • Receba nossas novidades