25/04/2018

Coren-AL participa de evento sobre Atenção Básica

O assessor técnico Rildo Bezerra representou o Coren no evento do Ministério da Saúde

O assessor do Conselho de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), Rildo Bezerra, participou na terça-feira (24) do Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica. Promovido pelo Ministério da Saúde (MS), no Hotel Hitz Lagoa da Anta, em Maceió, o evento foi iniciado nesta segunda-feira (23), e reúne técnicos municipais, federais e estaduais, além de gestores da Secretaria de Estado (Sesau).

O evento reuniu autoridades em saúde dos municípios, do Estado e do governo federal, a fim de superar os desafios que saúde pública tem enfrentando, em especial a atenção básica. Muitas vezes é o enfermeiro que está à frente de programas dentro da atenção básica e por isso, a importância do Coren-AL participar e acompanhar os indicadores do Ministério da Saúde e se atualizar das inovações.

“O evento é de grande relevância para nossa categoria da enfermagem, que vem passando por turbulências, perdas salarias, sem condições de trabalho e o Coren, nessa nova gestão, está atento para que possa dar o melhor para que nossos profissionais possam executar seus trabalhos da melhor forma possível e, com isso, o usuário do SUS sair contemplado, já que nosso foco principal é prestar uma assistência de qualidade à população”, afirmou o conselheiro.

O secretário de estado da Saúde, Christian Teixeira, lembrou que a atenção básica é a porta de entrada para o cidadão que necessita de serviço público de saúde. “Em Alagoas nós temos uma peculiaridade, onde 90% da população depende do SUS [Sistema Único de Saúde]. Isso requer mais atuação dos governos, para que o cidadão tenha um atendimento de saúde pública mais ágil e eficiente”, frisou.

Presente ao evento, o diretor do Departamento de Atenção Básica do MS, João Salame Neto, enfatizou que o encontro visa socializar experiências de um modo geral, mostrando ao público quais são as políticas que o MS tem para a atenção básica e ouvindo-os a respeito do que estão fazendo em benefício da população. O gerente de Atenção Primária da Sesau, Rodrigo Luz, também estava presente.

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), Isabelle Pereira, acrescentou que trabalhando adequadamente a atenção primária, o governo federal gastaria muito menos com o Estado e os municípios. “Um encontro como esse é fundamental para que possamos fortalecer as ações e, consequentemente, as discussões gerem ações eficazes. Precisamos ouvir primeiro os municípios em qualquer construção de política, conhecendo a realidade e trabalhando, principalmente, a regionalização, para que fortaleçamos O nosso sistema de saúde”, acentuou.

 

Coren-AL com informações Sesau-AL

 

 

 

 




  • Receba nossas novidades