10/06/2022

Encerramento do II ENAUTENF-AL conta com a entrega de selo de qualidade para instituição de ensino do Estado

Durante o dia, também houve palestras, minicursos e diplomação

Nesta sexta-feira (10), o Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) realizou o encerramento do II Encontro Alagoano de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Estado de Alagoas (II ENAUTENF-AL), na Universidade Tiradentes (UNIT), localizado no bairro Cruz das Almas, em Maceió. O momento contou com palestras, minicursos, diplomação e entrega de selo de qualidade para o Centro de Ensino Santa Juliana.

A manhã começou com vários minicursos sobre os seguintes temas: “Atualização em feridas e curativos: novas diretrizes no uso de coberturas, correlatos e tecnologias” com o enfermeiro Wbiratan de Souza; “Atualização em vacina e administração em região ventroglútea” com a enfermeira Ana Paula Rebelo.

Além disso, também tiveram temáticas como “Manejo de vias aéreas e assistência de Enfermagem na parada cardiorrespiratória” com os profissionais Heubert de Lima e Katyenny Christine e o conselheiro do Coren-AL Alexandre Souza; e “Atuação do técnico de Enfermagem no planejamento reprodutivo, parto e nascimento” com a enfermeira Hilca Mariana.

“É com grande satisfação que o Coren Alagoas está proporcionando aos auxiliares e técnicos do Estado o segundo congresso para esses profissionais. A proposta deste ano são temas para a assistência pensando justamente em tentar coibir ou inibir a possibilidade de iatrogenias relacionadas à negligência, imprudência e imperícia”, reforça o enfermeiro Wbiratan de Souza.

As palestras “Anotação e evolução de Enfermagem: importância e necessidade” ministrada pelo conselheiro federal e representante da Comissão Nacional de Qualidade (CNQ), Daniel Menezes, e “O impacto da aprovação do PL 2564 para técnicos e auxiliares de enfermagem: avanços e desafios” realizada pelo coordenador da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf), Jefferson Caproni, ocorreram no período da tarde.

A realização desse evento foi muito satisfatória e capaz de reunir diversos profissionais da enfermagem do estado de Alagoas.“A segunda edição do Encontro Alagoano de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem de Alagoas foi um sucesso. Agradeço a participação desses profissionais e de todos os palestrantes que nos ajudaram a montar esse evento tão importante para o nosso Estado”, informa o presidente interino do Coren-AL, Paulo Guimarães.

Os conselheiros do Coren-AL Íris Vitorino, Mônica Lima, Maycon Correia, Diego Albuquerque, Alexandre de Souza e Esvaldo Silva estiverem presentes do evento. Contamos também com a participação da Conselheira Federal, Dannyely Costa.

Selo de qualidade

Representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) juntamente com o Coren-AL concederam o selo de qualidade para o Centro de Ensino Profissionalizante Santa Juliana no período da manhã do II ENAUTENF-AL. Essa é uma forma de reconhecer e estimular o desenvolvimento de Assistência de Enfermagem no Estado.

“A certificação reconhece o trabalho realizado pela instituição, nesse caso a gente está certificando uma escola de formação técnica de enfermagem. Mas, acima de tudo, estamos dando um retorno para sociedade que é uma escola que atendeu os requisitos de qualidade estabelecidos pelo Cofen e pelo Coren”, explica o representante da CNQ, Daniel Menezes.

O diretor do centro, Jailton Santos, a enfermeira responsável técnica, Andaluzia Dorvillé, a representante dos enfermeiros, Mônica de Morais e a representante dos técnicos, Erisvalda Pereira, são os profissionais da unidade que foram homenageados com a entrega de certificados de Qualidade do Cofen.

“Esse selo vem coroar todo o trabalho de 22 anos de batalha, de luta e sempre na mesma técnica, independente dos percalços que a gente encontrou, mas a gente sempre manteve os três pilares básicos da nossa empresa: a ética, a humildade e a responsabilidade”, enfatiza o diretor do Centro de Ensino Profissionalizante Santa Juliana, Jailton Santos.