16/03/2022

Enfermagem alagoana organiza mobilização em favor do Piso Salarial Nacional

Ato acontecerá em Maceió, no próximo domingo (20), às 9h. Votação do Projeto de Lei depende apenas do deputado alagoano Arthur Lira

Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem em Alagoas, juntamente com as entidades da enfermagem se reunirão na manhã do próximo domingo (20), às 9h, em frente à “cadeira gigante” da orla de Maceió, para um ato público pela aprovação do Projeto de Lei (PL) que regulamenta o piso salarial e a jornada de trabalho da categoria. Em união a diversas manifestações da classe ao redor do país, os trabalhadores pedem apoio para aprovação do PL 2564/2020, que tramita na Câmara dos Deputados.

O ato conta com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), sindicatos e demais entidades, para uma melhoria das condições de trabalho da profissão. Com seu impacto orçamentário anual definido em R$ 16 bilhões, o piso nacional está pronto para ir a votação em plenário na Câmara dos Deputados e foi protocolado no dia 08 de março novo pedido de votação em regime de urgência, requerimento que já conta com as assinaturas necessárias, de acordo com deputados.

Segundo o Presidente do Coren-AL, Renné Costa, essa reivindicação é essencial para enfermagem. “Apesar de Alagoas já ter o piso salarial no Estado, a nossa luta é nacional. Batalhamos por uma melhor enfermagem em todo o país, com condições dignas de trabalho para todos”, afirmou ele.

A mobilização acontecerá aqui Maceió, cidade natal do Deputado Federal e presidente da Câmara, Arthur Lira (PP). Ele é o responsável por levar a proposta para votação.

Como uma forma de pedir agilidade na pauta e adiantar toda a tramitação, a categoria convocou o ato que acontece em diversos estados do país. Em declarações públicas, Arthur Lira sinaliza apoio à proposta, mas ainda não atendeu aos pedidos de votação em regime de urgência.