01/06/2019

Enfermagem alagoana recebe o primeiro Projeto de Lei em Alagoas

Em audiência pública na Assembleia Legislativa de Alagoas, o deputado Davi Maia apresentou a PL do descanso digno

O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) participou de mais uma audiência pública durante a 2ª Semana da Enfermagem, desta vez na Assembleia Legislativa de Alagoas. O evento aconteceu nesta sexta-feira (31) e reuniu representantes da enfermagem do estado. O deputado Davi Maia, o propositor da audiência, apresentou o primeiro Projeto de Lei da enfermagem alagoana.

O Presidente do Coren-AL, Renné Costa, classificou o dia como histórico e parabenizou a sensibilidade do parlamentar em criar um Projeto de Lei que regulamenta a disponibilização de locais para convivência e descanso da categoria em instituições públicas e privadas do Estado.

“O Coren-AL vem tentando firmar parcerias com todas as instituições, para ampliar a sua atuação, desde o Governo do Estado aos sindicatos. Acho que estamos caminhando corretamente e já estamos colhendo os frutos dessas parcerias. Gostaria de agradecer ao deputado Davi Maia pela sensibilidade com os auxiliares, técnicos em enfermagem e enfermeiros”, afirma Costa.

Além da proposta, Maia apresentou dados e debateu, junto ao corpo técnico da categoria, a situação dos profissionais, além de buscar soluções para os problemas encontrados.

“De acordo com estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz, por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem, em 2015, em Alagoas, 63,3% da equipe de enfermagem declarou que há um desgaste na função. Falamos, aqui, de sucateamento do sistema de saúde, de carga horária acima da média, de falta de estrutura e tantas outras questões eles sentem na pele todos os dias”, relatou o parlamentar.

O evento também contou com a participação do deputado estadual Cabo Bebeto; da gerente de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), Mariana Coelho; da presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas (Sineal), Renilda Barreto; do presidente da Associação Brasileira da Enfermagem Seccional Alagoas (Aben-AL), James Farley; e dos representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), os conselheiros Lauro César e Gilney Guerra.

Acompanhe o andamento do Projeto de Lei.

Diploma Amigo da Enfermagem – Durante a audiência, o presidente do Coren-AL, Renné Costa, entregou o diploma Amigo da Enfermagem ao Deputado Davi Maia, como forma de homenagear e agradecer o apoio dado.

Semana da Enfermagem – A audiência pública foi mais uma das atividades da 2ª Semana da Enfermagem Alagoana (Senfa), que iniciou dia 26 e encerra nesta sexta. Em 27 de maio, representantes da Saúde alagoana também participaram de outra audiência, proposta pelo vereador por Maceió, Ronaldo Luz.

A 2ª Senfa, além de promover atividades físicas, conta com uma programação acadêmica recheada, para prestigiar os estudantes, profissionais da Enfermagem, e população de uma forma geral.

 




  • Receba nossas novidades