21/02/2020

Enfermagem realiza 80% dos partos normais no hospital da mulher

O Coren-AL destaca a importância da valorização da enfermagem

O Hospital da Mulher Drª Nise da Silveira, inaugurado em setembro de 2019, atingiu a marca de 1000 partos em fevereiro, sendo 602 normais. Dos partos normais, 81,2% foram assistidos por enfermeiros obstétricos. Só em janeiro dos 160 partos normais realizados, 135 foram realizados por enfermeiros obstétricos.

Para o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), Renné Costa, o hospital já é referência no tratamento humanizado do parto. “Quando o hospital estava para ser inaugurado indicamos ao Secretário de Saúde do Estado, Alexandre Ayres, o modelo utilizado no hospital Sofia Feldman, que é referência na assistência ao parto humanizado, realizado quase 100% pela enfermagem”, destacou.

O hospital não é uma maternidade tradicional, nem em sua estrutura física, nem no modelo assistencial, pois existem os quartos PPP, que são ambientes individualizados, no qual a mulher passa todo o tempo do trabalho de parto, que seria a fase de pré-parto, nesse mesmo ambiente acontece o parto e após o bebê nascer, mãe e filho, continuam nesse mesmo ambiente por mais 2h recebendo cuidados e sendo avaliados, que é o período de puerpério imediato até serem transferidos para o alojamento conjunto.

 




  • Receba nossas novidades