02/05/2019

Enfermeira do Samu salva a vida de paciente após ele sofrer 3 paradas cardíacas

Turista Brasiliense, Francisco Freire, estava no município da Barra de São Miguel, em Alagoas, quando passou mal. A caminho do HGE, ele sofreu u ...

Há 15 anos no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a enfermeira Claudeane Nascimento dos Santos avalia a situação a qual passou como única e gratificante. Após tantos anos de trabalho, Claudeane ajudou a salvar muitas vidas, mas devido ao ritmo da profissão, não consegue acompanhar de perto o andamento dos pacientes que socorre. Mas desta vez foi diferente.

No início de abril, Claudeane foi atender a um chamado, junto da equipe do Samu, de uma parada cardíaca na Barra de São Miguel. Durante um passeio, o turista de Brasília, Francisco Freire, sofreu 3 paradas cardíacas.  Ele foi encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE) e precisou passar por um procedimento cirúrgico.

“Ele não chegou a ser sedado, mas precisou ser medicado e tubado no local em que passou mal. Ainda no transporte [ao Hospital Geral do Estado] ele teve um mal súbito”, explicou a enfermeira.

Uma semana após o fato, ao ir atender mais um chamado pela Samu, Claudeane percebe que o paciente era novamente o Francisco Freire, que desta vez seria transferido do HGE para o Hospital do Coração.

“O paciente já estava bem melhor, mas como ainda estava internado precisava de cuidados especiais no transporte”, declarou. Quando Francisco recebeu alta, não teve dúvida, junto à família, procurou a enfermeira no local de trabalho para agradecer o socorro por duas vezes na cidade.

“Foi muito gratificante e algo único. Quando socorremos ele pela primeira vez, ele estava quase sem batimentos, não se tinha muita esperança, mas fizemos nosso trabalho. Ter a oportunidade de revê-lo bem foi ótimo. Agradeci a Deus pela vida dele”, declarou.

Para o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), Renné Costa,  a enfermagem é de extrema importância, principalmente em casos como esses. “A enfermagem salva-vidas diariamente e esse profissional precisa ser mostrado para que seja melhor visualizado socialmente e remunerado. O profissional de enfermagem muda o cenário da saúde que está inserido”, afirmou.




  • Receba nossas novidades