22/10/2021

Enfermeira tem local de destaque no Combate ao Câncer em Hospital de Maceió

Coren-AL tem investido para que quando essas oportunidades apareçam, os profissionais estejam aptos para exercer as funções designadas.

O Chefe da Unidade de Oncologia e Hematologia, do HUPPA, tem como chefe do setor a enfermeira Sâmela Oliveira.

A enfermagem alagoana está se capacitando cada vez mais para ocupar os locais de destaques dentro do âmbito da saúde. O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) tem investido para que quando essas oportunidades apareçam, os profissionais estejam aptos para exercer as funções designadas.

A Unidade de Oncologia e Hematologia, do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPPA), tem atualmente, como chefe do setor, uma enfermeira. Sâmela Oliveira, mestre em Oncologia e Hematologia, conta um pouco sobre a importância de um profissional da enfermagem estar à frente da equipe.

“Nossa graduação tem disciplinas sobre administração hospitalar, o que nos capacita a atuar em gestão. Facilitando assim o gerenciamento dos serviços e o lidar com servidores e usuários”, explica Sâmela, ao ressaltar que outros enfermeiros também já ocupam cargos de chefias em outras unidades.

“Isso mostra o reconhecimento do empoderamento da Enfermagem. A Unidade de Oncologia é Hematologia sempre foi chefiada por um profissional médico. Em junho recebi o convite e aceitei o desafio”, explicou.

Para o presidente do Coren-AL, Renné Costa, Sâmela é um exemplo que merece destaque. “Queremos mais exemplos como o dela, de uma profissional de enfermagem em cargo de destaque. O Coren-AL dá total apoio nesses casos e está de portas abertas para atender esses profissionais no que eles precisarem”, afirmou.

Foi pensando nesse apoio que o Coren-AL criou o um setor específico para enfermeiros Responsáveis Técnicos. O setor pioneiro no país tem o objetivo é realizar orientações aos profissionais RTs, principalmente no que diz respeito às elaborações de documentos referentes ao planejamento do exercício da enfermagem.