- Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas - http://al.corens.portalcofen.gov.br -

Enfermeiro é eleito Presidente do Conselho de Saúde em Arapiraca pela primeira vez

Pela primeira vez na história um enfermeiro foi eleito presidente do Conselho Municipal de Saúde de Arapiraca. Eduardo Araújo Pinto foi escolhido na última quinta-feira, dia 06. O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas destaca a importância dos profissionais da enfermagem ocuparem cargos de liderança.

No processo eleitoral, participaram da votação representantes de instituições, entidades, de usuários, trabalhares e prestadores de Saúde Privado, movimentos sociais e conselheiros locais de saúde. Os membros eleitos assumiram seu mandato para o biênio 2020/2021 e será através desse que os usuários ampliaram a amplitude na fiscalização dos serviços de saúde.

Segundo Eduardo Araújo, estar em um cargo desse é a abertura de um leque de possibilidades para os profissionais de enfermagem. Tendo um olhar ampliado para os diversos setores, conseguindo se adentrar em um espaço variado, no qual a enfermagem consegue ocupar para contribuir com os moradores de Arapiraca.

Pensando em abranger mais a relação entre Conselho Municipal da Saúde e Coren – AL, ele buscará fortalecer o controle social para elevar o profissional, aprimorando seu espaço de divulgação de trabalho e ações dentro de conferências. Eduardo aposta em transformações reais para a saúde e para a promoção de inovações, além de buscar valorizar casos de sucesso na assistência, dando lugar de fala e poder aos profissionais de enfermagem.

Para o presidente do Coren-AL, Renné Costa, esse é um dos objetivos da campanha Nursing Now. “Queremos dar o protagonismo social, institucional e político à enfermagem. Só assim conseguiremos mostrar para a população a importância da maior mão de obra da saúde”, afirmou.

Conselho Municipal de Saúde
O Conselho de Saúde tem como objetivo controlar o dinheiro da saúde, se tornando um instrumento de colaboração com a melhoria da qualidade de vida da população. Entre as atividades também está o de acompanhar as verbas que chegam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os repasses de programas federais, participando da elaboração das metas para a saúde e controlando a execução dessas ações. O Conselho é composto por representantes dos segmentos: Governo Municipal; Prestadores de serviços de saúde; trabalhadores da saúde; e usuários do SUS.