- Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas - http://al.corens.portalcofen.gov.br -

Entendendo a anuidade

O que é a anuidade?
A anuidade que o profissional de Enfermagem paga ao Conselho Regional de Enfermagem de sua jurisdição é uma taxa que se destina a custear as atividades dos Conselhos, órgãos responsáveis por regular e fiscalizar o exercício da profissão.
Numerosas são as profissões que possuem seus órgãos reguladores, entre elas está a Enfermagem, que tem nos Conselhos Federal (Cofen) e Regionais (CORENs) os seus órgãos devidamente sistematizados pela Lei Federal nº 5.905, de 12 de julho de 1973.

Natureza da anuidade
De acordo com o artigo 149 da Constituição Federal, a anuidade dos conselhos regionais de fiscalização profissional tem natureza tributária. Ou seja: a anuidade do COREN-AL é um imposto e, como o nome sugere, é obrigatória.

Por que se deve pagar a anuidade?
O COREN-AL é formado por todos os profissionais de Enfermagem de Alagoas. É interessante que haja a compreensão da importância do órgão e da participação de cada profissional na defesa de sua profissão. Ao pagar a anuidade, o profissional está contribuindo para que o Conselho realize suas atividades em defesa da Enfermagem.
Por outro lado, o não pagamento da anuidade configura uma dívida com a União, já que o COREN-AL é uma Autarquia Federal. Além de estar irregular e em débito com a União, o inscrito inadimplente não contribui para que haja melhorias na atuação do COREN e, consequentemente, para o fortalecimento da Enfermagem alagoana.