02/09/2013

Evento debate o trabalho da Enfermagem

A Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (COREN-AL),

A Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (COREN-AL), Profª Lúcia Leite, participou da rodada de palestras “O Trabalho da Enfermagem em Debate”, realizado na última sexta (30), na Seune, em Maceió. Com a presença de diversas personalidades da Enfermagem alagoana, entidades e órgãos da saúde e do trabalho, bem como membros do corpo docente da Seune, o evento proporcionou um diálogo franco entre profissionais gabaritados, especialistas e alunos, dando um panorama importante sobre o trabalho da Enfermagem no dia a dia, aproximando um pouco a realidade que os estudantes de Enfermagem estarão inseridos quando saírem da faculdade.

A Presidente do COREN-AL falou brevemente sobre a importância do processo de fiscalização do COREN-AL para o bom desenvolvimento do trabalho do profissional da Enfermagem, todos os desafios enfrentados nas lutas pelas bandeiras da Enfermagem, sobre a importância da união entre os órgãos da categoria e da parceria com outros órgãos para que as vitórias da Enfermagem não sejam derrubadas em outras instâncias.

O Presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no estado de Alagoas (Sateal), Mário Jorge Filho, falou sobre a recente vitória da categoria na manutenção dos vetos ao ato médico e na necessidade de se lutar pelas 30 horas e pelo piso salarial para a Enfermagem.

Para falar sobre A NR32 na prática profissional da enfermagem: aplicabilidade, atualidades e novas tecnologias, a Profª Draª Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi – que foi membro titular do grupo de trabalho que elaborou a Norma Regulamentadora N°32 do Ministério do Trabalho e Emprego (NR32) – trouxe bastante de sua experiência e conhecimento prático para pontuar como era o trabalho antes da aprovação da NR32 e como é agora, depois de sua implementação.

O coordenador do Comitê de Saúde e Segurança do Trabalho da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde – CNTS , Emerson Tenório, falou sobre a Epidemiologia na Segurança e na Saúde do Trabalhador. O palestrante vem desenvolvendo, desde 2012, um levantamento das doenças que atingem os profissionais auxiliares e técnicos de Enfermagem e apresentou algumas de suas análises.

Já a médica Carla Luz falou sobre o Autocuidado: O gerenciamento do estresse, abordando necessidade do cuidado do profissional com a sua saúde, por meio do uso de terapias integrativas e complementares.

O evento – que foi realizado pelo Sateal e Seune, com apoio de COREN-AL, ABEn-AL, CNTS, FEESSNE e ANATEN- teve como objetivo colaborar na formação dos estudantes (muitos já atuando no mercado de trabalho como auxiliares ou técnicos de enfermagem), e dos trabalhadores, ajudando no desenvolvimento profissional da categoria.




  • Receba nossas novidades