03/03/2020

HGE institui comissão de ética da enfermagem

Essa já é a oitava comissão de enfermagem criada pela Gestão Um Novo Tempo

Os profissionais de enfermagem do Hospital Geral do Estado de Alagoas Professor Osvaldo Brandão Vilela agora contam com uma comissão de ética dentro da instituição. Os membros tomaram posse na manhã da última sexta-feira, dia 28, no Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL).

A comissão é formada pela enfermeira Mônica Cristiane Cabral Neri como presidente, o enfermeiro Uirassú Tupinambá Silva Lima como secretário e a técnica de enfermagem Cleane Maria Bulhões. Apesar de ser o Coren-AL que homologa as Comissões, a iniciativa da criação tem que partir dos funcionários e do Responsável Técnico da unidade de saúde.

Segundo o presidente do Coren-AL, Renné Costa, destacou que essa é a oitava comissão de ética formada só pela Gestão Um Novo Tempo. “Antes não tínhamos nenhuma comissão, em dois anos de gestão já foram formadas oito. Isso demonstra que os profissionais estão, cada vez mais, preocupados em se aproximar do seu Conselho”, destacou.

As comissões de ética no âmbito hospitalar têm as funções: educativa, consultiva, e de conciliação, orientação e vigilância ao exercício ético e disciplinar dos profissionais de enfermagem. O vice-presidente do Coren-AL, Paulo Guimarães, que também é funcionário do HGE, destacou que a Comissão será importante tanto para fiscalizar, como para defender os profissional.

“Sabemos que o HGE tem um histórico de descaso muito grande com o profissional. Estamos percebendo uma vontade de mudança, que muitas vezes parte dos próprios funcionários. Queremos defender o profissional”, afirmou Paulo. O conselheiro Alexandre Lima foi o relator da comissão.




  • Receba nossas novidades