09/06/2022

II Encontro Alagoano de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem começa com palestras sobre empoderamento e valorização profissional

Evento foi realizado pelo Coren-AL de forma presencial com a presença de profissionais da área

O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) deu início, nesta quinta-feira (09), ao II Encontro Alagoano de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Estado de Alagoas (II ENAUTENF-AL), na Universidade Tiradentes (UNIT), localizado no bairro Cruz das Almas, em Maceió. O momento contou com a presença de vários técnicos e auxiliares de enfermagem do Estado que se inscreveram de forma online.

O evento começou com uma mesa de abertura formada pelo presidente interino do Coren-AL, Paulo Guimarães, pelo presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Sateal), Mário Jorge, pelo coordenador da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf), Jefferson Caproni, pela conselheira federal Dannyelly Costa e pela conselheira do Coren-AL Mônica Lima.

“É um evento muito importante num cenário que nós vivemos da pandemia, mas para falar de reconhecimento e valorização. Nós sabemos a luta dos trabalhadores, principalmente agora, nesse cenário que nós estamos enfrentando no Congresso Nacional com o piso salarial da enfermagem”, afirma o coordenador do Conatenf, Jefferson Caproni.

A conselheira do Coren-PI, Leone Damasceno, foi responsável pela primeira palestra do dia. O tema foi “o empoderamento do auxiliar e técnico de Enfermagem dentro da equipe de saúde”. “A gente quer despertar nele essa capacidade de liderança que ele já faz, mas de forma tímida. A partir do momento que o profissional se empodera, quem ganha é quem está lá na ponta, a sociedade”, enfatiza a conselheira Leone Damasceno.

Para a conselheira federal Dannyelly Costa, que ministrou a segunda palestra sobre “o papel do técnico de Enfermagem nos serviços de saúde”, foi uma realização de um sonho. “É um prazer imenso, está lindo de ver e viver a quantidade de técnicos de enfermagem do serviço que estão aqui para se qualificar e voltar para comunidade para melhor assistir a população, afinal é para isso que a enfermagem existe”, informa a enfermeira Dannyelly Costa.

O período da tarde foi repleto de minicursos, sendo eles: “Atualização em feridas e curativos: novas diretrizes no uso de coberturas, correlatos e tecnologias” com o enfermeiro Wbiratan de Souza; “Atualização em vacina e administração em região ventroglútea” com a profissional Ana Paula Rebelo; “Atuação do técnico de Enfermagem no planejamento reprodutivo, parto e nascimento”, ministrado pela profissional Hilca Mariano; e, por fim, “Manejo de vias aéreas e assistência de Enfermagem na parada Cardiorrespiratória” com a enfermeira Katyenny Christine e pelo conselheiro e enfermeiro Alexandre Souza.

“Feliz demais por esse momento. A enfermagem respondeu as nossas expectativas. O número estava grande. É um momento histórico, que ficará gravado em nossas mentes. Estamos trazendo aqui o conhecimento para os profissionais de enfermagem para que eles possam dar um atendimento melhor à população”, salienta o presidente interino do Coren-AL, Paulo Guimarães.

O II ENAUTENF-AL vai até amanhã (10) com palestras, minicursos e diplomação do presidente do Movimento Ativista da Enfermagem Brasileira (MAE) juntamente com os delegados municipais, no Centro Universitário Tiradentes. O ex-presidente do Coren-AL, Renné Costa, os conselheiros Esvaldo Silva, Eleide Batista e Íris Vitorino também marcaram presença.