29/11/2018

Indicada pelo Coren-AL recebe prêmio Ana Nery

Premiação aconteceu em Campinas, dentro da programação do 21º CBCENF

Com uma longa história de luta e muito trabalho, a enfermeira Regina Santos ganhou o prêmio Anna Nery, na noite da última quarta-feira (28), em Campinas, dentro da programação do 21° Congresso Brasileiro dos Conselhos Regionais de Enfermagem (CBCENF). Regina foi indicada por unanimidade pela plenária do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL).

O presidente do Cofen, Manoel Nery, explicou que o prêmio é uma forma de homenagem para quem realizou trabalho importante em seu estado. Ao todo, foram 27 premiados. Em Alagoas, Regina já foi professora, presidente do Conselho, escreveu livros e tem uma luta permanente pela luta na construção de uma enfermagem mais justa e consolidada.

“Eu preciso agradecer muito esse prêmio, foi uma indicação dos colegas de Alagoas e eu nem sei se sou merecedora. Acho que já fiz algumas coisas que devem ter repercutida na vida das pessoas. São 43 anos de trabalho, sempre em instituição pública, defensora do SUS, então pra mim isso é só uma devolutiva. Eu agradeço muito meus colegas, acho que eles confiaram muito em mim”, afirmou Regina.

O presidente do Coren-AL, Renné Costa, esses prêmios são importantes para incentivar a qualidade da assistência. “Regina é um ícone da enfermagem alagoana e de todo país, que merece ser lembrada, homenageada e valorada por todos de nossa categoria, pois ela contribui para afirmação da enfermagem como protagonista do cuidado.”, afirmou.

 

Regina Santos

Regina Maria dos Santos é brasileira, natural de Salvador/BA. Graduada em Enfermagem Obstétrica em 21 de janeiro 1975 pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA), especialista em Metodologia da Assistência de Enfermagem pela EEUFF e em Ativação de processos de Mudanças na Educação Superior em saúde pela FIOCRUZ/ENSP. Mestre em Enfermagem – Área de Concentração Enfermagem Médico-Cirúrgica pela EEAN/UFRJ, em 1984 e doutora em Ciências da Enfermagem pela EEAN em 2002. Na vida universitária foi Secretária Geral do DA/ENF/EEUFBA por dois mandatos e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

É docente da ESENFAR/UFAL desde 14 de fevereiro 1975 onde assumiu cargo de coordenação de curso por três mandatos não consecutivos e diversos cargos na Escola. Foi enfermeira dos Hospitais Anna Nery e Manoel Vitorino em Salvador/BA.

De 1990 a 1996 foi Presidente do COREN/AL. Assumiu diversos cargos na Associação Brasileira de Enfermagem Seção Alagoas. Foi membro do Conselho Municipal de Saúde de Maceió por dois mandatos e do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas no qual participou de várias comissões e o representou em várias oportunidades dentro e fora do estado. Atualmente, é superintendente fo Hospital Universitário de Alagoas.

 




  • Receba nossas novidades