28/05/2012

Lúcia Leite fala sobre lutas da Enfermagem em evento da FRM

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (COREN-AL),

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (COREN-AL), Lúcia Leite, participou da II Semana de Enfermagem da Faculdade Raimundo Marinho (FRM), que aconteceu em 23 e 24 de maio, no Hotel Enseada, em Maceió. O evento foi direcionado principalmente aos acadêmicos de Enfermagem da faculdade e contou com uma programação com palestras sobre temas interessantes para a formação e conscientização dos discentes. Lúcia Leite compôs a mesa de abertura juntamente com a vereadora de Maceió Heloísa Helena; a Diretora Acadêmica da Faculdade Raimundo Marinho, Nilsa Maria Amaral; o Diretor Administrativo da instituição, Lucas Romariz Pontes; a Coordenadora Geral da FRM em Penedo, Maria Inês de Souza; a Coordenadora do curso de Enfermagem da FRM, Mirela Teixeira Joca; a representante do corpo docente da faculdade, Eurídice Miranda; a Diretora de Assuntos Profissionais da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Alagoas (ABEn-AL), Rejane Rocha; e a discente de Enfermagem da FRM Jacide Ferreira da Silva.

Na ocasião, a Presidente do COREN-AL elogiou a iniciativa da Semana de Enfermagem da FRM e falou da importância dos acadêmicos participarem de eventos como este. “Não deixem de participar dos eventos da Enfermagem, é muito importante para o crescimento. É a nossa profissão. Na nossa área de saúde há sempre novidades, então é importante que esses momentos de troca de informação aconteçam e é importante que as escolas se conscientizem disso e promovam esses encontros”, falou Lúcia Leite.

A Presidente também falou sobre a importância de renovação nas frentes representativas da Enfermagem. “Eu, Rejane (Rocha, da ABEn), Regina ( Santos, da ABEn), Renilda (Barreto, do SINEAL) e outros companheiros já estamos participando das lutas da Enfermagem desde nossos tempos de acadêmicos. É importante que vocês, jovens, cheguem para dar um novo gás para a categoria. É natural e importante que haja uma renovação nesses quadros e que vocês continuem lutando pelas causas da Enfermagem”, afirmou Lúcia.

A Diretora da ABEn, Rejane Rocha, concordou com a fala da Presidente pedindo que os alunos presentes participassem da defesa das bandeiras da Enfermagem. “Por favor, vocês ingressem nas lutas da categoria da Enfermagem. Eu sempre espero chegar nas reuniões e ver um rosto novo. Tenho certeza que vocês serão bem recebidos na ABEn-AL, no COREN-AL, nos sindicatos, em qualquer entidade. Vão nos visitar”, convidou Rejane.

A vereadora Heloísa Helena comentou sobre a trajetória das Enfermeiras que compuseram mesa, de acordo com ela, companheiras de longa caminhada. “São pessoas muito especiais, não apenas na história da Enfermagem do Estado de Alagoas, mas pessoas que foram capazes de utilizar toda a sua competência, o conhecimento acumulado, a sensibilidade e o compromisso social para ajudar na estruturação da legislação em vigor, das normas técnicas que formam a espinha dorsal do Sistema Único de Saúde”. Elogiou a vereadora. “Essas pessoas dedicaram muitos anos de suas vidas para possibilitar que nós tivéssemos uma conquista, porque o SUS não foi uma concessão da elite, mas uma conquista da sociedade, numa forma geral. Um modelo inspirado em experiências de outros países, sem dúvidas, mas um modelo principalmente construído na militância de quadros técnicos muito qualificados, de convivências muito importantes no setor público de saúde”, comentou sobre a importância da militância de diversos profissionais na construção de um modelo de serviço de saúde que é considerado um dos melhores do mundo.

A vereadora encerrou a noite de abertura da II Semana de Enfermagem da FRM com uma palestra sobre políticas públicas de saúde. Na sua fala, Heloísa elogiou o modelo do SUS, seu caráter universal e democrático, suas particularidades técnicas, mas falou sobre a falta de políticas públicas de saúde que possibilitem que o Sistema funcione plenamente como é previsto em modelo.




  • Receba nossas novidades