25/08/2021

Maceió recebe Reunião Ordinária de Plenário do Cofen

Ao longo da semana, conselheiros federais estarão reunidos na capital alagoana para deliberar sobre importantes pautas da categoria

A cidade de Maceió foi escolhida para receber a 532ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Realizada com o apoio do Conselho Regional de Alagoas (Coren-AL), a ROP reúne conselheiros federais e representantes de Corens de todo o país para a deliberação de temas relevantes da Enfermagem. Iniciada nesta segunda-feira (23/8), a reunião se estende até a próxima sexta-feira (27/8).

Conselhos federais e representantes de Corens discutem em Maceió pautas relevantes da Enfermagem

A escolha da capital alagoana como sede da ROP traduz a iniciativa do Cofen em estreitar vínculos com os Conselhos Regionais, ampliando o diálogo e estabelecendo um olhar atento às necessidades e aos desafios enfrentados pelos Corens e seus profissionais de Enfermagem inscritos. “Agradeço ao Coren-AL pela organização e hospitalidade. Seguiremos trabalhando pela manutenção da atuação conjunta de todo o Sistema Cofen/Conselhos Regionais”, enfatizou a presidente do Cofen, Betânia Santos.

“A aproximação do Cofen com os Corens através destas reuniões de plenário descentralizadas constitui um importante momento de integração. Ficamos felizes com a escolha da nossa cidade como sede, e esperamos que desta semana saiam importantes decisões em prol da Enfermagem”, destacou Renné Costa, presidente do Coren-AL.

Presidente do Cofen, Betânia Santos, e vice-presidente, Antônio Marcos Freire

Entre os assuntos abordados no primeiro dia da Reunião Ordinária, esteve o detalhamento dos protocolos sanitários do 23º CBCENF, com apresentação virtual aos presidentes dos Conselhos Regionais dos recentes boletins epidemiológicos do estado de Santa Catarina, que atestam cenário favorável à realização do congresso. “Nosso objetivo é garantir a participação segura dos participantes presenciais dentro dos padrões sanitários exigidos, assim como manter a excelência científica, troca de experiências e a difusão de boas práticas já tradicionais no congresso”, afirmou o coordenador do CBCENF, Magno Guedes.

23º CBCENF – Com o tema central “Protagonismo e cuidado na Enfermagem: Cuidado, transdisciplinaridade e politização”, o maior evento de saúde da América Latina acontecerá em formato híbrido, com atividades presenciais sediadas em Florianópolis e restritas aos integrantes do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. Para os demais inscritos de todo o Brasil, palestras e cursos poderão ser acompanhados através de transmissão on-line e sincrônica.

No início do mês, membros da Comissão Científica do congresso visitaram o Centrosul, local de realização do 23º CBCENF, para inspeção e detalhamento de protocolos sanitários. Aos participantes do formato presencial, será exigida a apresentação do certificado de vacinação com as duas doses e testagem antes e no dia do congresso.

Fonte: Ascom – Cofen