06/11/2017

Minicursos e oficinas dão início à programação do 20º CBCENF

Maior evento anual de Saúde da América Latina, 20º CBCENF acontece no Rio, de 6 a 10/11

Cursos e oficinas pré-Congresso deram início à programação

O 20º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem – CBCENF teve seu início hoje (06/11), no período da manhã, com minicursos e oficinas pré-Congresso que abordam diversas vertentes, tendências e novidades da área da enfermagem, sendo relevante para profissionais atuantes e estudantes e recebendo inscritos e ouvintes de todo Brasil.

Os minicursos são de temáticas variadas, conseguindo assim discutir assuntos emergentes e importantes para a alunos e profissionais de Enfermagem. Entre os minicursos mais procurados está o “Dimensões do Cuidado em Enfermagem Obstétrica na Inserção do DIU de Cobre como Método Anticoncepcional Reversivo”. As universitárias Caroline Pereira e Joyce Moreira, do Rio de Janeiro, contam que possuem o interesse no tema não só pela sua formação em Enfermagem mas também para adquirir informações úteis a saúde da mulher. Outro ponto importante para escolha das duas na participação do mesmo foi ter domínio no método de inserção do DIU, para estar apta a orientar bem as pacientes que optam por ele, devido sua popularidade.

Cerca de 90 pessoas participaram do minicurso “Saúde dos povos indígenas: cenários e desafios da Enfermagem”, com o palestrante Gerson Marinho. Outro tema considerado emergente e importante, como fala um dos membros da Comissão Científica do evento, Viviane Bacarin, de Rondônia. Para ela, os minicursos ofertados foram capazes de atender diversas demandas e temas que já estão sendo muito discutidos no meio da enfermagem, como pediatria, obstetrícia, saúde dos povos indígenas, alimentação saudável e coaching.

As oficinas e minicursos do CBCENF continuam durante todo o período da manhã e tarde e estão abertos a inscritos e ouvintes do evento, os palestrantes são profissionais especializados em diversas áreas de atuação em todo o país. A programação do mesmo está disponível no site do CBCENF para consulta.

Fonte: Ascom – Cofen