18/09/2020

Nota oficial sobre divulgação das eleições

Confira os links

O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) esclarece que a divulgação dos editais da eleição 2020 seguiram rigorosamente o que preconiza o Código Eleitoral do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, de acordo com a Resolução Cofen Nº 612/2019, no art. 6º: “O edital eleitoral no 1 deverá ser publicado na IMPRENSA OFICIAL e divulgado em JORNAL DE GRANDE CIRCULAÇÃO no Estado da sede do conselho regional e no SITE da Autarquia, na mesma data, e o edital eleitoral no 2 na IMPRENSA OFICIAL e no SITE do conselho e havendo outros editais, divulgados no site do conselho”. Cumpre destacar que o Código Eleitoral do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, por corresponder a uma resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Resolução Cofen Nº 612/2019), é aplicado de forma uniforme para todos os 27 Conselhos Regionais do Brasil, não se tratando de uma prática instituída pelo Coren-AL.

Portanto, o Coren-AL lamenta a difusão deliberada de informações falsas ou imprecisas nas redes sociais. Defender a legislação e a verdade é essencial. O Coren-AL reforça seu compromisso com a enfermagem alagoana, independente de gestões, e assegura que a transparência é sua responsabilidade e dever.

A prova que a divulgação foi realizada é que grande parte dos comentários com críticas nas redes sociais do Conselho estão sendo feitos por pessoas que se inscreveram para participar do processo eleitoral, como foi publicado no Edital 2 (http://al.corens.portalcofen.gov.br/edital-eleitoral-no-2-2/).

Por fim, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem espera que a democracia seja mantida nas eleições 2020 e a enfermagem seja representada como merece. Este ano a importância do profissional da enfermagem, durante a pandemia, foi reafirmada mais uma vez. O Coren-AL acredita que para que a enfermagem continue sendo valorizada, um processo eleitoral transparente é extremamente importante, pois estaremos escolhendo os representantes que poderão trazer as melhorias que a categoria tanto almeja.

Acreditamos também que, a partir do momento que acusações infundadas e/ou de má fé vêm à tona, só reforçam a importância de uma política limpa, para conseguirmos avançar ainda mais.

Confira abaixo os links das divulgações:

Edital 1 no site do Conselho

Edital 1 no jornal de grande circulação

Edital 1 no Diário Oficial

Edital 2 no site do Conselho

Edital 2 no Diário Oficial 

Matéria no site: Conselhos Regionais de Enfermagem terão eleição em novembro

Matéria no site: Coren-AL faz agendamento para profissionais que vão concorrer eleição




  • Receba nossas novidades