- Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas - http://al.corens.portalcofen.gov.br -

Nota sobre a demissão do Ministro Mandetta

O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) lamenta a demissão do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Diante da pandemia que estamos vivendo, a atitude é, no mínimo, inconsequente e pode desestabilizar a política de enfrentamento ao Covid-19 que está sendo aplicada em todo país, prejudicando toda a população, mas, principalmente, a enfermagem que está na linha de frente.

O Conselho está alinhado ao que preconiza Organização Mundial de Saúde (OMS) e ao que Mandetta tentou defender nesse período que esteve à frente do Ministério, isolamento social, por exemplo, está entre os cuidados básicos, que o Presidente da República, Jair Bolsonaro, insiste em questionar, duvidar e contrariar.

Acima de qualquer posicionamento político, queremos sensatez no andamento das atividades. Com uma pandemia ameaçando a população mundial, precisamos de equilíbrio, agilidade e respeito. A enfermagem alagoana deseja sorte para o novo ministro Nelson Teich e espera que tome ações com base na ciência e não na política.