23/11/2020

Nova sede do Coren-AL já está sendo reformada

A nova sede será na Av. Moreira e Silva, localizada no bairro do Farol, em Maceió. Previsão é que espaço seja inaugurado no final deste ano

 

Reforma da nova sede localizada na Avenida Moreira e Silva

A Gestão Um Novo Tempo alcançou mais um marco para enfermagem alagoana. O sonho da nova sede que se arrastava por mais de uma década, agora será uma realidade. Com a iniciativa da atual gestão e respeitando os tramites legais, o Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) terá uma nova sede.

O processo para compra da nova sede precisou ser refeito pela gestão e o convênio foi aprovado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O novo prédio será na Av. Moreira e Silva, 430, no bairro do Farol, em Maceió. No local funcionava uma livraria, próximo ao prédio da Embratel. A reforma já foi iniciada e a previsão é que a sede seja entregue ainda este ano, no final de dezembro, e fazer a mudança em janeiro.

“Em breve estaremos numa casa nova, do tamanho e beleza que a enfermagem alagoana merece. Essa conquista é nossa. Sem nenhuma duvida é um dia histórico para cada um de nós”, afirmou Renné Costa, presidente do Coren-AL.

Depois de enfrentar diversos problemas burocráticos, a atual gestão trabalhava firme para reformar a sede que já havia sido comprada por outras gestões, e está localiza próximo ao bairro do Pinheiro, em Maceió. Devido à instabilidade de segurança, e possibilidade de afundamento do bairro, a transferência do Conselho para esta sede foi prontamente descartada.

“Assumimos no dia 2 de janeiro de 2018, um dia depois no dia 3 de janeiro de 2018, protocolamos o pedido de remembramento daquele terreno do Pinheiro na Prefeitura de Maceió. Corremos contra o tempo para conseguir a documentação da Prefeitura, mas logo depois vieram os problemas com o Pinheiro e bairros vizinhos”, explicou o presidente.

Enquanto todo o processo burocrático tramitava, o prédio sede do Conselho, localizado na Rua Dr. José Bento Júnior, no Farol ficava pequeno. Por isso, uma casa foi alugada na Rua Professor Ângelo Neto, também no Farol, para atender melhor as demandas.

“Essa foi uma solução temporária que arrumamos. Atualmente, a sede é divida em dois prédios, que ficam próximos, a menos de 200 metros um do outro. Em um realizamos o atendimento ao público e no outro ficam os setores administrativos. Mas em breve estaremos de casa nova, com todos os serviços ofertados no mesmo local”, esclareceu Renné Costa.

Linha do Tempo
Em 2009 foi iniciado o processo para compra de uma sede situada na Avenida Fernandes Lima, próximo ao Pinheiro. O prédio foi adquirido no mesmo ano, com recursos do Cofen, mas a reforma nunca foi efetivada.

O processo se arrastou durante toda aquela gestão, devido ao remembramento junto aos órgãos municipais, pois a construção do imóvel estava em dois terrenos. O remembramento é o procedimento administrativo que unifica dois ou mais terrenos vizinhos, para a formação de um novo terreno com o objetivo de torná-lo maior.

Ainda naquela gestão, foi necessário realizar uma readequação do projeto de reforma e construção, pois o valor orçado foi superior ao que o Cofen poderia disponibilizar para reforma e construção.

Em 2016, foi dado seguimento ao processo de remembramento e o projeto de reforma e construção foi aprovado pelo Cofen, porém houve problemas no momento de unificar a escritura no cartório.

Quando a atual gestão assumiu em 2018, seguiu novamente com o processo de remembramento e ao finalizar, em 2019, a Prefeitura de Maceió, não expediu o alvará de reforma e construção alegando instabilidade do terreno, devido o imóvel se localizar próximo ao bairro do Pinheiro, onde está acontecendo o afundamento de solo.




  • Receba nossas novidades