O Coren

O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (COREN-AL) foi instalado em 14 de agosto de 1975, com a posse dos membros da Junta Especial do Conselho Federal de Enfermagem em Alagoas (JE-COFEN-AL), composta – segundo a Portaria COFEN-1-AL, de 04 de agosto de 1975 – pelas enfermeiras Alaide Romeiro Pereira (coordenadora) e Verônica Belmino Chaves Donato (Assessora Administrativa), e pela auxiliar de Enfermagem Zuleica Barbosa Silva Santos (Assessora Econômico-Financeira).

A primeira eleição dos membros do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas aconteceu no dia 21 de outubro de 1975 e, nove dias depois, ocorreu a posse da primeira diretoria, formada pelas enfermeiras Cinira Alves de Mattos (presidente), Lenir Nunes da Silva (secretária) e Maria Violeta Dantas (tesoureira), e pelas auxiliares de Enfermagem Zuleica Barbosa Silva e Maria Rita Moraes da Silva. Os membros suplentes eram as enfermeiras Isabel Colquhoun Macintyre, Rachel Nunes Marques e Yacy Lopes de Oliveira, e as auxiliares de Enfermagem Idinaura Marinho Gomes e Elizete dos Santos.

O Sistema COFEN/Conselhos Regionais passou por uma redemocratização e, em 2008, o COREN-AL, em seu Edital Nº 01, convocou Assembléia Geral para o pleito eleitoral. Foram inscritas duas chapas: A Chapa 1 era formada por membros que já ocupavam o plenário do Regional; e a Chapa 2 formada pela oposição, articulada pelas Entidades de Classe da Enfermagem: Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas (SINEAL), Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (SATEAL) e Associação Brasileira de Enfermagem seção Alagoas (ABEn-AL). Por esse motivo a Chapa 2 recebeu o nome de “Re-unir”, na perspectiva de ver novamente reunidos enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem. Os integrantes da Re-unir estavam motivados pela busca da recuperação da ética, da moral e da democracia para a Enfermagem de Alagoas. Suas propostas eram: gestão transparente e participativa, Conselho afinado com as bandeiras da Enfermagem e do SUS, processo participativo de reorganização interna, retomada das reuniões COREN/Serviços/Entidades, reestrutução da Unidade de Fiscalização e reaproximação das entidades que lutam pela saúde em Alagoas.

O pleito eleitoral foi bastante conturbado. A Chapa Re-unir, ABEN-AL, SINEAL e SATEAL tiveram de solicitar o acompanhamento do Ministério Público Federal para garantir a lisura da eleição. O processo eleitoral foi suspenso um dia antes da votação, até que o Procurador Federal Dr. Rômulo Silva Almeida avaliasse a situação. Alterações foram feitas no edital de eleição e, em 27 de janeiro de 2009, os profissionais da Enfermagem de Alagoas puderam ir às urnas para escrever uma nova página na história do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas: com 84% dos votos dos enfermeiros e 66% dos votos dos técnicos e auxiliares de Enfermagem, a Chapa Re-unir (Chapa 2) foi eleita, formando a atual gestão do COREN-AL.

Em setembro de 2011, a mesma chapa foi reeleita, com o nome de “Enfermagem Re-unida”, formando a atual gestão do COREN-AL, que tinha à frente a Presidente Lúcia Maria Leite. A atual gestão do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (COREN-AL) foi eleita em setembro de 2014 para o triênio 2014-2016. Com o nome “Fiscalizar para proteger” , a chapa eleita foi a única inscrita no pleito, dando continuidade ao trabalho da chapa “Enfermagem Re-unida”, que administrou o Regional de 2012 a 2014. Confira a composição atual da Direção e Plenário do COREN-AL:

CONSELHEIROS TITULARES

Presidente: ENFª Zandra Maria Cardoso Candiotti
Secretária: ENFª  Ana Claudia Ferreira Pinheiro Coutinho
Tesoureira: Téc. Enf. Leidjane Ferreira de Melo
ENFª Ana Paula Rebelo Aquino Rodrigues
TEC Adailton Antonio da Silva

CONSELHEIROS SUPLENTES

ENFª Jéssica Nazário de Paula Arroxelas
ENFª Regina de Souza Alves
ENFª Rita de Cássia Batista de Oliveira Peixoto
TEC Elanie Tavares do Nascimento
TEC Eluciane Soares da Luz

DELEGADO REGIONAL

Titular: ENFª Zandra Maria Cardoso Candiotti
Suplente: ENFª Ana Claudia Ferreira Pinheiro Coutinho