- Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas - http://al.corens.portalcofen.gov.br -

Pesquisadoras da equipe de enfermagem da Ufal criam ‘Dicionário da Covid-19’

As pesquisadoras que criaram o “Dicionário da Covid-19”

A equipe de enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) criou um “Dicionário da Covid-19”, com dicas e informações para explicar, de forma didática, à população sobre a doença ocasionada pelo novo coronavírus.

Entre as pesquisadores estão a MsC. Silvana Maria Barros de Oliveira, a Mestrdª. Paulyne Souza Silva Guimarães, Giselle Souza Vicente e Risonilda Costa da Silva. Todas da equipe de enfermagem e fazem parte da equipe de servidores técnico-administrativo do Laboratório de Habilidades de Enfermagem (LABHENF), da Ufal.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), Renné Costa, ressalta que atitudes como esta devem ser amplamente divulgadas, para incentivar cada vez a pesquisa entre a categoria no estado.

O “Dicionário da Covid-19” traz termos técnicos relacionados à Covid-19, já que nessa pandemia é comum haver uma confusão de termos. “Já ouvimos repórteres e pessoas da comunidade em geral usar um termo aplicando-o em um contexto inadequado. Por exemplo, há quem chame a doença de Coronavírus e o vírus de Covid-19. Também ouvimos uma confusão quando se fala de isolamento social, quarentena e distanciamento como se os 3 termos tivesse o mesmo significado e não tem”, explicou Silvana Oliveira, coordenadora do grupo.

Segundo Renné, é a enfermagem que está na linha de frente, por isso é justo que qualquer trabalho cientifico e de divulgação produzido pela classe seja de conhecimento público. Além do Dicionário, a equipe também elaborou um vídeo em cordel que fala sobre os EPIs e os cuidados que os profissionais devem tomar.

 

Confira aqui a cartilha [1]