14/05/2019

Presidente do Coren-AL participa do II Seminário de Urgência em Enfermagem

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL),

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), Renné Costa, participou do II Seminário de Urgência e Emergência em Enfermagem, promovido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Alagoas, nesta segunda-feira (13), no auditório do Senac, no bairro Poço, em Maceió.

O evento teve como tema principal a “Enfermagem e seu protagonismo no atendimento pré-hospitalar móvel”. Na oportunidade também foram abordados outros temas, como a enfermagem aeroespacial, segurança do paciente: atuação da enfermagem, sistematização da assistência de enfermagem no atendimento pré-hospitalar móvel.

Segundo Renné Costa, além de homenagear os socorristas, o evento também homenageia os enfermeiros que comemoraram seu dia no último domingo, dia 12, além dos técnicos e auxiliares que comemoram na próxima segunda, dia 20. “Temos dois conselheiros que fazem parte do Samu e como pedido deles estamos trabalhando para criar uma Câmara Técnica de Urgência e Emergência do Coren”, destacou.

O Conselheiro Diego Albuquerque é o gerente do Samu Arapiraca e o conselheiro Rildo Bezerra trabalha no Samu em Maceió e faz parte da Comissão Nacional de Urgência e Emergência, promovida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Para Paulo Teixeira, secretário Executivo de Ações da Saúde, os profissionais da enfermagem desempenham um papel essencial durante os atendimentos, evitando complicações, avaliando possíveis riscos e garantem uma assistência de qualidade para os pacientes.

“A enfermagem representa quase 50% de todo o efetivo do Samu Alagoas. Somente esses números mostram a importância que esses profissionais têm para a população, trazendo um atendimento mais humanizado, atencioso, junto ao paciente na para a área do atendimento pré-hospitalar”, disse o secretário, que esteve acompanhado do gerente de atenção pré-hospitalar da Sesau, Henrique Damasceno.

De acordo com Marcos Ramalho, supervisor do Samu Alagoas, enfermeiros e técnicos de enfermagem são quase 500 profissionais da área, tanto no setor da assistência, como nos setores administrativos.

“Esse encontro vem para valorizar os profissionais da enfermagem, trazendo conhecimento técnico com assuntos pertinentes da área de atuação, e mostrando para eles que o Samu não existe sem esses profissionais”, afirmou o supervisor.

O seminário ainda contou com palestras sobre Atendimento das Emergências Cardiovasculares no Ambiente Pré-Hospitalar, Suporte Básico de Vida no Ambiente Extra-Hospitalar, Atendimento Pré-Hospitalar nas Emergências Pediátricas e Socorrista: Atividade Física e Vida Saudável.

 

Coren-AL com informações Sesau




  • Receba nossas novidades