26/08/2021

Presidente do Coren-AL ressalta importância de receber Cofen durante a semana de negociação do Piso Salarial

A ROP reúne conselheiros federais e representantes de Corens de todo o país para a deliberação de temas relevantes da Enfermagem.

Durante a semana que o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) está participando da negociação com o Senado Federal e outras entidades sobre o piso salarial da Categoria, o Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) recepciona o plenário do Cofen em Maceió. Os conselheiros federais estão participando da 532ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP) do Cofen.

A ROP reúne conselheiros federais e representantes de Corens de todo o país para a deliberação de temas relevantes da Enfermagem. Iniciada na segunda-feira (23/8), a reunião se estende até a próxima sexta-feira (27/8). O presidente do Coren-AL, Renné Costa, destaca que recepcionar o Cofen neste contexto é um momento histórico.

“Importante porque aproxima os plenários do federal e do regional, no sentido de a gente entender as nossas dificuldades e possibilidades. Aqui também estiveram presidentes de outros regionais, como o de São Paulo, Bahia, Pernambuco e Sergipe. Isso é importante porque se trata de um sistema, uma engrenagem que foi criada para defender a enfermagem e a sociedade”, destacou.

A conselheira federal alagoana Dannyele Costa lembrou que esse é um importante passo. “Nosso maior objetivo é alinhar pensamentos, é que as pessoas conhecem in locco nossas dificuldade e nos ajudar a construir projetos e programas que venham a beneficiar os auxiliares, técnicos e enfermeiros, porque é por eles que estamos aqui”, afirmou a conselheira.

A presidente do Cofen, Betânia Santos, destacou que a escolha da capital alagoana como sede da ROP traduz a iniciativa do Cofen em estreitar vínculos com os Conselhos Regionais, ampliando o diálogo e estabelecendo um olhar atento às necessidades e aos desafios enfrentados pelos Corens e seus profissionais de Enfermagem inscritos.

“Fomos muito bem recebidos pelo presidente do Coren Alagoas Renné Costa e pela conselheira federal Dannyelle Costa. Ontem tive que me ausentar um pouco durante a tarde para participar da reunião no Senado, com o senador Rodrigo Pacheco e com o autor do PL2564/2020 sobre o piso salaria e as 30h para categoria de enfermagem”, destacou a presidente do Cofen.