24/05/2018

Semana da Enfermagem é encerrada com sucesso

O evento aconteceu em 18 instituições, localizadas em 4 municípios

 

Após dias intensos, com apresentação de trabalhos acadêmicos, palestras, cursos e de muito conhecimento, a 1ª Semana da Enfermagem, promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-AL), foi encerrada com sucesso. Cerca de 3 mil pessoas, entre profissionais da enfermagem e estudantes, participaram do evento nas 18 instituições parceiras, em 4 municípios de Alagoas.

A programação descentralizada aconteceu de forma simultânea para que todos se envolvessem e fomentassem a discussão das temáticas da profissão. Com o tema principal: “Enfermagem – Uma voz para liderar – A saúde é um direito humano”, um conselheiro esteve presente em cada instituição de ensino para fazer a abertura do evento com uma palestra apresentando o Coren e suas funções.

O presidente do Conselho, Renné Costa, destacou que a semana superou expectativas. “Mostramos aos profissionais, aos estudantes e, principalmente, à sociedade a força que a enfermagem tem. Queremos ter um diálogo mais aberto com o profissional para valorizar a categoria e reafirmar que todos podem contar com o Conselho”, declarou.

Cada instituição de ensino teve 2 dias de palestras e sediou cerca de 30 trabalhos científicos apresentados em banners com os eixos temático: “Cuidado, Inovação e Tecnologias”, “Educação, Gestão e Política” e “Trabalho, Legislação e Ética”. “Tivemos muitos trabalhos exemplares e de extrema qualidade. A Semana da Enfermagem abraçou estudantes e profissionais”, afirmou o assessor técnico e idealizador do projeto, Wbiratan Souza.

A representante do Conselho Federal de Enfermagem, que esteve presente em 3 dias do evento, Cecília Albergaria, lembrou que o projeto estava sendo planejado desde janeiro e o Cofen se orgulha de ver auditórios cheios de profissionais interessados. “Por ser a 1ª Semana da Enfermagem está muito bem organizada e é uma forte candidata a ser a melhor do Brasil, por ter tantos parceiros envolvidos. A gestão mostrou que não está de brincadeira”, afirmou.

Andaluzia Dorville, coordenadora de estágio da Escola Santa Juliana, declarou que é uma novidade ter contato direto com o Conselho de Enfermagem. “Acho de extrema importância essa parceria entre o Coren e a instituição de ensino, seja nível técnico ou superior. Inclusive, para divulgar a profissão”, afirmou a professora ao reforçar que a Semana auxilia de formação pedagógica, já que aborda assuntos que não são explorados no dia a dia dos alunos.

A Coordenadora de Enfermagem da Santa Bárbara de Maceió, Laysa Freitas, agradeceu ao Coren-AL pela iniciativa e por fazer a diferença na enfermagem alagoana. “Estou muito feliz por tudo isso, que Deus abençoe vocês nessa caminhada e acredite que estarei sempre em parceria”, afirmou.

A coordenadora do curso do Cesmac, professora Thycia Cerqueira, disse que a I Semana Alagoana da Enfermagem realizou a integração entre as categorias, e aproximou os alunos do seu conselho de classe. “É de extrema importância para nossos alunos desde cedo estar junto aos órgãos de classe, participando das discussões que promovem o fortalecimento da profissão”, concluiu.

Além das instituições de ensino, o evento também contou com a parceria dos órgãos, sindicatos e instituições envolvendo a enfermagem. A convite do Coren-AL, a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras e Neonatologistas Seccional Alagoas (Abenfo) ofertou mini-cursos durante a  Semana.

Elisangela Sanches, presidente da Abenfo em Alagoas, acredita que eventos como esses são o caminho para a enfermagem fortalecer e dar visibilidade à sociedade, além de articular em redes as entidades e órgãos. “O conhecimento é fundamental para promover cuidados de saúde com qualidade. Portanto, os mini-cursos ofertados em parceria com a Abenfo teve esse objetivo. Continuaremos atuantes na Câmara Técnica de Saúde da Mulher no Coren-AL”, afirmou.

As empresas parceiras foram: Cesmac, Santa Bárbara, Facima, Santa Juliana, Faculdade Raimundo Marinho, Estácio/Fal, Instituto Federal de Alagoas, Escola Técnica Residência, Universidade Federal de Alagoas, Ceproal, Fat, Fasvipa, Prime, Abenfo, Uninassau, Senac, Sineal e Sateal.

 

Confira todas as fotos da Semana de Enfermagem

 




  • Receba nossas novidades