12/07/2022

Sistema Cofen/Coren completa 49 anos nesta terça-feira (12)

Lei nº 5.905 foi publicada no Diário Oficial da União no dia 12 de julho de 1973

A Lei nº 5.905 é responsável pela criação das autarquias e foi publicada no Diário Oficial da União no dia 12 de julho de 1973. Nesta terça-feira (12), o sistema Conselho Federal/Conselhos Regionais de Enfermagem está completando 49 anos de existência desde a publicação dessa lei.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) tem a função de normatizar o dimensionamento dos profissionais de Enfermagem e estabelecer normativas técnicas para a assistência.

No entanto, a principal responsabilidade dos conselhos é zelar pelo exercício profissional. Isso acontece através de fiscalização, da emissão de registro mediante comprovação escolar, orientação, apoio e ações para ampliação do conhecimento, entre outras atividades que contribuam para uma assistência de qualidade para a população.

“É muito importante comemorar esse dia tão especial. Os Conselhos de Enfermagem são muito importantes nas grandes lutas da Saúde com o sindicato e outras entidades, como a construção do SUS, espaço digno para descanso, piso salarial e jornada de 30 horas”, enfatiza o presidente interino do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), Paulo Guimarães.

O Coren-AL zela pela qualidade dos serviços da Enfermagem, pelo respeito ao Código de Ética e cumprimento da Lei do Exercício Profissional. A enfermagem alagoana precisa se manter forte e unida para que os avanços continuem a acontecer.