03/11/2018

Terça do Conhecimento aborda temas do Novembro Azul

Vai acontecer na faculdade Seune, no dia 06 de novembro com o tema Câncer de Próstata

Em outubro usamos a cor rosa para debater assuntos relacionados à saúde da mulher, especialmente o câncer de mama. Já em novembro a cor é azul para falar da saúde do homem, especificamente do câncer de próstata, que no Brasil é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele.

Na próxima Terça do Conhecimento, no dia 06 de novembro, o tema vai ser debatido com o enfermeiro Maycon Correia, que é especialista em oncologia, na Faculdade Seune, no Farol. O projeto é do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), que pretende encerrar o ano com 12 palestras gratuitas.

O câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

 

Terça do Conhecimento

O projeto “Terça do Conhecimento” tem o objetivo de promover o estudo e o debate acerca de diferentes temas da Enfermagem, serão 12 palestras itinerantes até o final do ano.

As palestras são abertas ao público, não têm inscrição prévia e haverá entrega de certificado para quem solicitar mediante a lista de frequência.

Para o presidente do Coren-AL, Renné Costa, o objetivo do evento é trazer assuntos atuais, principalmente, para os profissionais e estudantes da área.

“Queremos promover conhecimento e aproximar o Conselho das pessoas”, afirmou Renné. Nesta edição, o evento deve debater sobre os cuidados de Enfermagem com o potencial doador, além dos cuidados no pós-transplante imediato.

 

Coren-AL com informações INCA




  • Receba nossas novidades