06/12/2018

Terça do Conhecimento debate alternativas para transfusões de sangue

Uma comissão formada por estudiosos e religiosos apresentam outras alternativas no dia 11 de dezembro

A Fé e a Ciência nem sempre precisam entrar em embate. Por isso, os adeptos da religião Testemunha de Jeová estudam formas alternativas nos casos que precisam de transfusão sanguínea. Esse será o tema da próxima Terça do Conhecimento, no dia 11 de dezembro, na faculdade Uninassau, sala 904, do Farol.

Com o tema: “Conservação e Gerenciamento de sangue do paciente: opções terapêuticas as transfusões de sangue, aspectos éticos e jurídicos”, membros do Colíh (Comissão de Ligação com Hospitais) vão falar dos aspectos legais e de conservação do sangue.

O tema será dividido com a seguinte programação: Testemunhas de Jeová – um desafio médico e ético, com Cristiano Marques Binas, presidente da Colih. Aspectos legais do atendimento sem uso do sangue com Carlos Alberto, advogado, e, por último, gerenciamento e conservação do sangue com o enfermeiro e professor João Paulo.

A Colih é uma comissão que faz a ponte entre o paciente e o médico e apresenta as alternativas estudadas por uma comissão cientifica da saúde. Para os adeptos da religião Testemunha Jeová, a interpretação bíblica não permite a transfusão de sangue.

Terça do Conhecimento – O projeto “Terça do Conhecimento” é promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem e tem o objetivo de promover o estudo e o debate acerca de diferentes temas da Enfermagem com palestras itinerantes.

As palestras são abertas ao público, não têm inscrição prévia e haverá entrega de certificado para quem solicitar mediante a lista de frequência. Para o presidente do Coren-AL, Renné Costa, o objetivo do evento é trazer assuntos atuais, principalmente, para os profissionais e estudantes da área.

“Queremos promover conhecimento e aproximar o Conselho das pessoas”, afirmou Renné. Nesta edição, o evento deve debater sobre os cuidados de Enfermagem com o potencial doador, além dos cuidados no pós-transplante imediato.

 




  • Receba nossas novidades