05/10/2018

Terça do Conhecimento debate papel do enfermeiro no combate ao Câncer de Mama

Palestra inicia as ações do Outubro Rosa do Coren Alagoas

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para esse ano é que Alagoas registre 560 casos de câncer de mama. O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) inicia o mês de alerta e prevenção à doença debatendo as ações da enfermagem no rastreamento e diagnóstico do câncer de mama.

A próxima Terça do Conhecimento no dia 09 de outubro vai reunir profissionais e estudantes para debater o assunto no auditório do Portugal Ramalho, desta vez à tarde, a partir das 13h, com a enfermeira especialista em oncologia, Fabrícia Soares Roberto.

Esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Outubro Rosa

Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Terça do Conhecimento

O projeto “Terça do Conhecimento” tem o objetivo de promover o estudo e o debate acerca de diferentes temas da Enfermagem, serão 12 palestras itinerantes até o final do ano.

As palestras são abertas ao público, não tem inscrição prévia e haverá entrega de certificado para quem solicitar mediante a lista de frequência.

Para o presidente do Coren-AL, Renné Costa, o objetivo do evento é trazer assuntos atuais, principalmente, para os profissionais e estudantes da área.

“Queremos promover conhecimento e aproximar o Conselho das pessoas”, afirmou Renné. Nesta edição, o evento deve debater sobre os cuidados de Enfermagem com o potencial doador, além dos cuidados no pós-transplante imediato.




  • Receba nossas novidades