21/05/2021

Vacinas no combate a Covid-19 é o tema do último dia da III Semana da Enfermagem alagoana

O Enfermeiro Especialista Diego Pereira debateu sobre as maiores dúvidas em relação às vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil.

No dia dedicado aos profissionais técnicos e auxiliares de enfermagem e último dia da III SENFA, 20 de maio, o Enfermeiro Diego Pereira Gonçalo da Hora, que é epidemiologista e gerente de Vigilância e Controle de Doenças Transmissíveis da Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas (Sesau), discutiu sobre as vacinas no combate a Covid-19. Explicando a importância do profissional da enfermagem na aplicação dessa vacina, como também o conhecimento do mesmo no assunto da vacina que irá aplicar. 

Diego explicou sobre os três tipos de vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil: Astrazenica, Coronavac e Pfizer; contando como elas são produzidas, seus materiais, tempo de produção, onde são produzidas e eficácia. Ele deixou claro que tomar vacina e pegar o vírus são coisas diferentes, a eficácia da vacina foi avaliada pelo fato de impedir o desenvolvimento de sintomas.

“Com a vacinação do Covid-19 fica mais evidente o grande papel do profissional da enfermagem frente a condução e a imunização da população. Sem esse profissional nada disso seria possível.”, afirmou o enfermeiro. Assim, o profissional da enfermagem supervisiona e monitora o trabalho desenvolvido na sala de vacinação, além do processo de educação permanente da equipe e da população.

O palestrante falou sobre a eficácia da vacina e sobre os grupos prioritários e que possuem comorbidades, como ela age em cada público. Recomendando-se que a avaliação de risco benéfico e a decisão referente à vacinação seja realizada pelo paciente em conjunto com seu médico assistente.

Por fim, Diego explicou que erros de imunização são eventos adversos pós-vacinação evitáveis e que, portanto, devem ser minimizados através do treinamento adequado dos vacinadores e com uso da técnica correta de vacinação. “A equipe de saúde deve ser de fato conduzida e melhorada sua técnica para ocorrer o melhoramento da aplicação”, afirmou ele.